O PRESENTE ESTUDO PARTE DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA COM ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS TENDO COMO SUJEITOS DE PESQUISA OITO DOCENTES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM ANDAMENTO COM O INTUITO DE ANALISAR A FRAGILIDADE DO CONHECIMENTO ETNOMATEMÁTICO DOS EDUCADORES E SUA POSIÇÃO FRENTE A ETNOMATEMÁTICA, OU SEJA, SUA UTILIZAÇÃO NO EXERCÍCIO DE SUAS DOCÊNCIAS. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR A CERCA DA IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO E AMBIENTE ESCOLAR E SUA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA TORNANDO O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM GRADATIVO, ONDE OS EDUCANDOS SE SINTAM ESTIMULADOS. A BUSCA POR TAL PROCESSO TEM SIDO O MAIOR OBJETIVO DA EDUCAÇÃO. NA MATEMÁTICA, ESSA PERSPECTIVA CENTRA-SE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS VOLTADAS PARA O DIA A DIA, OU SEJA, PREPARANDO O EDUCANDO PARA O DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES EM DIVERSAS SITUAÇÕES. COM BASE NO QUE FOI ESTUDADO, É NOTÁVEL QUE É INVULNERÁVEL A INSERÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR, POIS A MESMA AJUDARÁ DE FORMA CONVINCENTE NO PROCESSO, FACILITANDO O SENTIMENTO DE EMPATIA ENTRE A MATEMÁTICA E OS EDUCANDOS.