CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36204 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 4886 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)" "resumo" => "A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar as concepções de professores sobre a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciências em escolas do município de Jaciara – MT. Quanto ao estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, tendo como amostra, para a coleta de dados, seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em escolas estaduais e municipais. Para isso, recorremos à adaptação de um instrumento, o VOSTS (Views on Science-Technology-Society), muito conhecido em trabalhos de CTS, sendo considerado um instrumento de pesquisa de nova geração, construído para avaliar e entender a especificidade de um currículo CTS, sendo suficiente para atender os participantes desta pesquisa. Disto resultou um instrumento com cinco itens. A análise das respostas ocorreu aos moldes da Análise Textual Discursiva, por meio de duas etapas; a unitarização e categorização, permitindo analisar as visões dos professores. É possível observar que os professores possuem concepções semelhantes (Realista/Plausível/Simplista) em todas as subdimensões apresentadas, no entanto, é possível compreender por meio de análise das frases, que são as alternativas escolhidas pelos professores, existe algumas concepções contrarias em relação as interações CTS. Diante disso, considera importante a realização de intervenções, isso implicaria em ampliação da formação dos professores, para que possam compreender a Natureza da Ciência e suas constantes modificações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4886_11092017182825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN SILVA DOS ANJOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIAN ANJOS" "autor_email" => "miryan_anjos@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36204 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2204 "inscrito_id" => 4886 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A CERCA DAS INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)" "resumo" => "A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é avaliar as concepções de professores sobre a interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Ciências em escolas do município de Jaciara – MT. Quanto ao estudo pode ser classificado como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, tendo como amostra, para a coleta de dados, seis professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em escolas estaduais e municipais. Para isso, recorremos à adaptação de um instrumento, o VOSTS (Views on Science-Technology-Society), muito conhecido em trabalhos de CTS, sendo considerado um instrumento de pesquisa de nova geração, construído para avaliar e entender a especificidade de um currículo CTS, sendo suficiente para atender os participantes desta pesquisa. Disto resultou um instrumento com cinco itens. A análise das respostas ocorreu aos moldes da Análise Textual Discursiva, por meio de duas etapas; a unitarização e categorização, permitindo analisar as visões dos professores. É possível observar que os professores possuem concepções semelhantes (Realista/Plausível/Simplista) em todas as subdimensões apresentadas, no entanto, é possível compreender por meio de análise das frases, que são as alternativas escolhidas pelos professores, existe algumas concepções contrarias em relação as interações CTS. Diante disso, considera importante a realização de intervenções, isso implicaria em ampliação da formação dos professores, para que possam compreender a Natureza da Ciência e suas constantes modificações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONCEPÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4886_11092017182825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN SILVA DOS ANJOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIAN ANJOS" "autor_email" => "miryan_anjos@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }