O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37829 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 3121 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE" "resumo" => ": O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização. Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DA ESCOLA, PAULO FREIRE, IVAN ILLICH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3121_03102017165034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STERFANE ARAUJO FERREIRA " "autor_nome_curto" => "STÉRFANE" "autor_email" => "sterfaneferreira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37829 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 3121 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE" "resumo" => ": O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização. Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DA ESCOLA, PAULO FREIRE, IVAN ILLICH" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3121_03102017165034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STERFANE ARAUJO FERREIRA " "autor_nome_curto" => "STÉRFANE" "autor_email" => "sterfaneferreira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }