Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE

Palavra-chaves: PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DA ESCOLA, PAULO FREIRE, IVAN ILLICH Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3048
    "inscrito_id" => 3121
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE"
    "resumo" => ": O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização.  Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DA ESCOLA, PAULO FREIRE, IVAN ILLICH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3121_03102017165034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STERFANE ARAUJO FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "STÉRFANE"
    "autor_email" => "sterfaneferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37829
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3048
    "inscrito_id" => 3121
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: AS VISÕES CONTEMPORÂNEAS DE ILLICH E FREIRE"
    "resumo" => ": O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização.  Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, PAPEL DA ESCOLA, PAULO FREIRE, IVAN ILLICH"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3121_03102017165034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STERFANE ARAUJO FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "STÉRFANE"
    "autor_email" => "sterfaneferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

: O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização. Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.