“APRENDER FAZENDO”: UMA REFLEXÃO ACERCA DO ESCOTISMO E DA RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA OCORRIDA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
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Influenciado pelas reflexões dos teóricos da educação do início do século XX, Baden-Powell argumentava que a educação é um processo contínuo que acontece de dentro para fora, acreditava que se o jovem fosse estimulado de forma correta, poderia desenvolver suas habilidades tanto físicas quanto intelectuais e o escotismo poderia contribuir para a formação desses jovens, através de valores que os acompanhariam ao longo da vida. Assim, elaborou um método educativo que estimulava o jovem a buscar o seu próprio desenvolvimento, através de atividades práticas realizadas ao ar livre, pois acreditava que os jovens poderiam desenvolver as suas capacidades através das experiências vividas e do aprender fazendo. Este artigo tem por objetivo problematizar as aproximações entre o escotismo e a renovação pedagógica ocorrida no início do século XX. A pesquisa que se constrói a partir de uma análise bibliográfica acerca das obras que versam sobre o escotismo, renovação da escola e pedagogia ativa, constatou que o escotismo, desde os seus primórdios, foi influenciado pelas ideias pedagógicas que estavam sendo postas em prática no início do século XX. Ao elaborar o seu Método Escoteiro, Baden-Powell coadunava com as inovações educacionais de sua época, que visavam transformar a escola e o seu papel educativo, adequando-os à sociedade moderna. Em meio à efervescência dos debates e das experiências da renovação pedagógica, Baden-Powell idealizou um Movimento infanto-juvenil que associava educação ao ar livre, fundamentado na autoeducação, no desenvolvimento moral, intelectual e físico." 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