PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:COMO E O QUE SE APRENDE? DE QUE SABER SE TRATA?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38427 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 3579 "titulo" => "PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:COMO E O QUE SE APRENDE? DE QUE SABER SE TRATA?" "resumo" => "A conjunção “psicanálise e educação” já conheceu inúmeras formas. Incialmente foi dirigida à psicanálise a esperança e o dever de responder ao não sabido da educação, sob o entusiasmo de uma possível nova pedagogia. Mas, logo se percebeu que essa esperança era pouco realista. Passou-se, então, ao repúdio, justo por a psicanálise trazer o real da impossibilidade do querer educar alguém, à frente do desejo desse alguém de deixar-se educar. Além disso, a psicanálise chamava a atenção para o fato de que, ao ofertar um saber ao outro, não se sabe que saber chegará a ele, de que saber se trata, nem o que com esse saber será feito. A psicanálise passou a por em evidência, portanto, dentre outras coisas, a proposição de que há conteúdos que nos escapam e estão além da educação institucionalizada e do planejamento. Chegando a atualidade, após uma longa histórica, vê-se, enfim, a psicanálise adentrar decisivamente nas discussões sobre a educação e seus desdobramentos, trazendo profundas elaborações crítico-reflexivas sobre as urgências, as faltas e as angústias que assolam os sujeitos e, portanto, a realidade educacional. Apesar das idas e vindas dessa relação, algo se manteve firme: a necessidade, exposta pelos educadores e demais envolvidos com a temática e o contexto, de se pensar e lançar um olhar diferenciado àquilo que parece sempre escapar nas tentativas transmitir e fixar um saber, seja no ensino e/ou na aprendizagem, ainda que sejam realizados inúmeros planejamentos e sejam repetidas todas as lições. Pensando nisso, a psicanálise apresenta um olhar para o inconsciente e, assim, para os sujeitos que compõem a educação, anunciando um não-saber necessário ao saber educacional, que lhe lembre do que lhe sustenta: o desejo. Ainda que se saiba de todo o conteúdo, haverá sempre algo que não sabemos: o outro e o seu desejo. Será, então, que aquilo que se ensina é igual àquilo que se aprende? Com essa pergunta, esta pesquisa teve como objetivo geral promover uma discussão sobre as contribuições e olhares ofertados pela psicanálise à educação, visando contribuir para a formação dos educadores e docentes que se somam a atual realidade educacional brasileira. Visando o alcance desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em revisão de literatura, tanto no que se refere à história e aplicação da psicanálise, quanto sobre sua relação com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, SABER, DESEJO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3579_16102017212825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FONSÊCA DE ALMEIDA GAMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA GAMA" "autor_email" => "julianafgama@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38427 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4405 "inscrito_id" => 3579 "titulo" => "PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO:COMO E O QUE SE APRENDE? DE QUE SABER SE TRATA?" "resumo" => "A conjunção “psicanálise e educação” já conheceu inúmeras formas. Incialmente foi dirigida à psicanálise a esperança e o dever de responder ao não sabido da educação, sob o entusiasmo de uma possível nova pedagogia. Mas, logo se percebeu que essa esperança era pouco realista. Passou-se, então, ao repúdio, justo por a psicanálise trazer o real da impossibilidade do querer educar alguém, à frente do desejo desse alguém de deixar-se educar. Além disso, a psicanálise chamava a atenção para o fato de que, ao ofertar um saber ao outro, não se sabe que saber chegará a ele, de que saber se trata, nem o que com esse saber será feito. A psicanálise passou a por em evidência, portanto, dentre outras coisas, a proposição de que há conteúdos que nos escapam e estão além da educação institucionalizada e do planejamento. Chegando a atualidade, após uma longa histórica, vê-se, enfim, a psicanálise adentrar decisivamente nas discussões sobre a educação e seus desdobramentos, trazendo profundas elaborações crítico-reflexivas sobre as urgências, as faltas e as angústias que assolam os sujeitos e, portanto, a realidade educacional. Apesar das idas e vindas dessa relação, algo se manteve firme: a necessidade, exposta pelos educadores e demais envolvidos com a temática e o contexto, de se pensar e lançar um olhar diferenciado àquilo que parece sempre escapar nas tentativas transmitir e fixar um saber, seja no ensino e/ou na aprendizagem, ainda que sejam realizados inúmeros planejamentos e sejam repetidas todas as lições. Pensando nisso, a psicanálise apresenta um olhar para o inconsciente e, assim, para os sujeitos que compõem a educação, anunciando um não-saber necessário ao saber educacional, que lhe lembre do que lhe sustenta: o desejo. Ainda que se saiba de todo o conteúdo, haverá sempre algo que não sabemos: o outro e o seu desejo. Será, então, que aquilo que se ensina é igual àquilo que se aprende? Com essa pergunta, esta pesquisa teve como objetivo geral promover uma discussão sobre as contribuições e olhares ofertados pela psicanálise à educação, visando contribuir para a formação dos educadores e docentes que se somam a atual realidade educacional brasileira. Visando o alcance desse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em revisão de literatura, tanto no que se refere à história e aplicação da psicanálise, quanto sobre sua relação com a educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO, SABER, DESEJO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3579_16102017212825.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FONSÊCA DE ALMEIDA GAMA" "autor_nome_curto" => "JULIANA GAMA" "autor_email" => "julianafgama@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }