Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR PARA O ESTUDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Palavra-chaves: ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LÚDICO, SISTEMA CIRCULATÓRIO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37796
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 734
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR PARA O ESTUDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR"
    "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante da preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo do sistema cardiovascular. A pesquisa foi realizada na escola de referência em ensino médio Dr. Mota Silveira, pertencente ao sistema de ensino público estadual e localizada no município de Bom Jardim, agreste setentrional de Pernambuco, com 28 alunos do 2º ano do ensino médio. Primeiramente, foi ministrada uma aula expositiva-dialogada sobre o sistema cardiovascular, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltipla escolha. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; o jogo de baralho teve seus naipes e numerações trocadas por imagens e informações referentes ao sistema cardiovascular. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, visto que, após o jogo 100% dos alunos acertaram a questão referente à célula responsável pela coloração vermelha do sangue e 94,74% respondeu corretamente a questão referente às camadas do coração. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LÚDICO, SISTEMA CIRCULATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID734_11102017102950.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IDAIANA FERNANDA SOUZA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "IDAIANA FERNANDA"
    "autor_email" => "idaiana.fernanda@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37796
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3336
    "inscrito_id" => 734
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA COMPLEMENTAR PARA O ESTUDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR"
    "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante da preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo do sistema cardiovascular. A pesquisa foi realizada na escola de referência em ensino médio Dr. Mota Silveira, pertencente ao sistema de ensino público estadual e localizada no município de Bom Jardim, agreste setentrional de Pernambuco, com 28 alunos do 2º ano do ensino médio. Primeiramente, foi ministrada uma aula expositiva-dialogada sobre o sistema cardiovascular, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltipla escolha. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; o jogo de baralho teve seus naipes e numerações trocadas por imagens e informações referentes ao sistema cardiovascular. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, visto que, após o jogo 100% dos alunos acertaram a questão referente à célula responsável pela coloração vermelha do sangue e 94,74% respondeu corretamente a questão referente às camadas do coração. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LÚDICO, SISTEMA CIRCULATÓRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID734_11102017102950.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IDAIANA FERNANDA SOUZA DE ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "IDAIANA FERNANDA"
    "autor_email" => "idaiana.fernanda@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante da preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino, o principal objetivo deste trabalho foi utilizar o lúdico como estratégia didática complementar para o estudo do sistema cardiovascular. A pesquisa foi realizada na escola de referência em ensino médio Dr. Mota Silveira, pertencente ao sistema de ensino público estadual e localizada no município de Bom Jardim, agreste setentrional de Pernambuco, com 28 alunos do 2º ano do ensino médio. Primeiramente, foi ministrada uma aula expositiva-dialogada sobre o sistema cardiovascular, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltipla escolha. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; o jogo de baralho teve seus naipes e numerações trocadas por imagens e informações referentes ao sistema cardiovascular. Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes, visto que, após o jogo 100% dos alunos acertaram a questão referente à célula responsável pela coloração vermelha do sangue e 94,74% respondeu corretamente a questão referente às camadas do coração. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.