Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA SOBRE USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FUNÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: GEOGEBRA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE FUNÇÃO Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4882
    "inscrito_id" => 5024
    "titulo" => "PROPOSTA SOBRE USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FUNÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "A Matemática é tida por muitos alunos como sendo a disciplina mais difícil se comparadas às outras trabalhadas nos ensinos Fundamental, Médio ou, até mesmo, Superior. Essa caracterização se deve, por vezes, a falta da apresentação, por parte dos professores, dos conteúdos que fazem parte do componente curricular de forma a motivar, consequentemente, estimular a aprendizagem por parte dos alunos. Assim, com o intuito de contribuir de forma significativa para mudança sobre essa visão em torno da Matemática, apresentamos neste pôster algumas atividades relatos de situações cotidianas, envolvendo problemas contextualizados abordando conceitos envolvidos no ensino de funções para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, abrindo a possibilidade do uso do software Geogebra como recurso didático facilitador do ensino, da aprendizagem e da motivação deixando as aulas mais dinâmicas. Com isso, chamamos a atenção de professores e de alunos para a possibilidade de trabalharmos conteúdos matemáticos com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, tornando as aulas práticas e dinâmicas. Tivemos como base o trabalho de conclusão de curso de mestrado “O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” de [6] GUIMARÃES, as recomendações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Metodologia de Resolução de Problemas, debatida por [8] ONUCHIC e ALLEVATO, e o uso de softwares educacionais, debatido por [1] ALLEVATO e [9] SANTOS. As questões são do livro didático, Vontade de Saber Matemática [11], do 9º ano do Ensino Fundamental e foram adaptadas ao uso do software Geogebra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5024_17102017130310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONARA MACÊDO DE ARAÚJO "
    "autor_nome_curto" => "IONARA ARAÚJO"
    "autor_email" => "ionara.hta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4882
    "inscrito_id" => 5024
    "titulo" => "PROPOSTA SOBRE USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FUNÇÃO A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "A Matemática é tida por muitos alunos como sendo a disciplina mais difícil se comparadas às outras trabalhadas nos ensinos Fundamental, Médio ou, até mesmo, Superior. Essa caracterização se deve, por vezes, a falta da apresentação, por parte dos professores, dos conteúdos que fazem parte do componente curricular de forma a motivar, consequentemente, estimular a aprendizagem por parte dos alunos. Assim, com o intuito de contribuir de forma significativa para mudança sobre essa visão em torno da Matemática, apresentamos neste pôster algumas atividades relatos de situações cotidianas, envolvendo problemas contextualizados abordando conceitos envolvidos no ensino de funções para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, abrindo a possibilidade do uso do software Geogebra como recurso didático facilitador do ensino, da aprendizagem e da motivação deixando as aulas mais dinâmicas. Com isso, chamamos a atenção de professores e de alunos para a possibilidade de trabalharmos conteúdos matemáticos com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, tornando as aulas práticas e dinâmicas. Tivemos como base o trabalho de conclusão de curso de mestrado “O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” de [6] GUIMARÃES, as recomendações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Metodologia de Resolução de Problemas, debatida por [8] ONUCHIC e ALLEVATO, e o uso de softwares educacionais, debatido por [1] ALLEVATO e [9] SANTOS. As questões são do livro didático, Vontade de Saber Matemática [11], do 9º ano do Ensino Fundamental e foram adaptadas ao uso do software Geogebra."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOGEBRA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO DE FUNÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID5024_17102017130310.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IONARA MACÊDO DE ARAÚJO "
    "autor_nome_curto" => "IONARA ARAÚJO"
    "autor_email" => "ionara.hta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Matemática é tida por muitos alunos como sendo a disciplina mais difícil se comparadas às outras trabalhadas nos ensinos Fundamental, Médio ou, até mesmo, Superior. Essa caracterização se deve, por vezes, a falta da apresentação, por parte dos professores, dos conteúdos que fazem parte do componente curricular de forma a motivar, consequentemente, estimular a aprendizagem por parte dos alunos. Assim, com o intuito de contribuir de forma significativa para mudança sobre essa visão em torno da Matemática, apresentamos neste pôster algumas atividades relatos de situações cotidianas, envolvendo problemas contextualizados abordando conceitos envolvidos no ensino de funções para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, abrindo a possibilidade do uso do software Geogebra como recurso didático facilitador do ensino, da aprendizagem e da motivação deixando as aulas mais dinâmicas. Com isso, chamamos a atenção de professores e de alunos para a possibilidade de trabalharmos conteúdos matemáticos com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, tornando as aulas práticas e dinâmicas. Tivemos como base o trabalho de conclusão de curso de mestrado “O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS” de [6] GUIMARÃES, as recomendações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Metodologia de Resolução de Problemas, debatida por [8] ONUCHIC e ALLEVATO, e o uso de softwares educacionais, debatido por [1] ALLEVATO e [9] SANTOS. As questões são do livro didático, Vontade de Saber Matemática [11], do 9º ano do Ensino Fundamental e foram adaptadas ao uso do software Geogebra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.