A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CITOLOGIA ANIMAL E VEGETAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35325 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1856 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CITOLOGIA ANIMAL E VEGETAL" "resumo" => "A aula prática no ensino de biologia é um recurso metodológico importante e consequentemente facilitador no processo de ensino aprendizagem. Através da experimentação podemos unir a pratica à teoria transmitida em sala de aula, despertando no aluno o senso crítico, imaginação, curiosidade e interesse pelo estudo. O trabalho desenvolvido foi realizado por alunos estagiários do PIBID, na EREM Oliveira Lima, com alunos do 1º ano do ensino médio. O objetivo foi trabalhar a cognição, interação e motivação dos alunos com a disciplina de biologia, através de atividades práticas em laboratório. Para realização do mesmo, foram ministradas aulas teóricas sobre os temas célula animal e célula vegetal, e, em seguida aplicada a aula prática, na qual foi dividida em dois momentos: observação de célula animal e observação de célula vegetal, possibilitando aos alunos percepção da diferença entre ambos os tipos celulares. A primeira observação microscópica realizada foi de células vegetais, onde foram utilizados cortes de uma cebola. A segunda observação foi de células animais, em lâminas já prontas, disponíveis no laboratório da escola. Durante a aula prática, os alunos puderam confeccionar desenhos ilustrativos do que observaram e apontar as diferenças. Esse tipo de atividade se mostrou importante, uma vez que eles conseguiram unir a parte teórica com a parte prática. Ao observar o interesse e desenvolvimento dos alunos durante a aula, foi notório o quanto foi importante a realização de alguma atividade prática para agregar ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula, principalmente se tratando de uma disciplina tão cheia de possibilidades como é a Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, CITOLOGIA ANIMAL, CITOLOGIA VEGETAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID919_11092017135003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIGREICE KAROLINE GOMES GUSMÃO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "EDIGREICE " "autor_email" => "edigreice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35325 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1856 "inscrito_id" => 919 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CITOLOGIA ANIMAL E VEGETAL" "resumo" => "A aula prática no ensino de biologia é um recurso metodológico importante e consequentemente facilitador no processo de ensino aprendizagem. Através da experimentação podemos unir a pratica à teoria transmitida em sala de aula, despertando no aluno o senso crítico, imaginação, curiosidade e interesse pelo estudo. O trabalho desenvolvido foi realizado por alunos estagiários do PIBID, na EREM Oliveira Lima, com alunos do 1º ano do ensino médio. O objetivo foi trabalhar a cognição, interação e motivação dos alunos com a disciplina de biologia, através de atividades práticas em laboratório. Para realização do mesmo, foram ministradas aulas teóricas sobre os temas célula animal e célula vegetal, e, em seguida aplicada a aula prática, na qual foi dividida em dois momentos: observação de célula animal e observação de célula vegetal, possibilitando aos alunos percepção da diferença entre ambos os tipos celulares. A primeira observação microscópica realizada foi de células vegetais, onde foram utilizados cortes de uma cebola. A segunda observação foi de células animais, em lâminas já prontas, disponíveis no laboratório da escola. Durante a aula prática, os alunos puderam confeccionar desenhos ilustrativos do que observaram e apontar as diferenças. Esse tipo de atividade se mostrou importante, uma vez que eles conseguiram unir a parte teórica com a parte prática. Ao observar o interesse e desenvolvimento dos alunos durante a aula, foi notório o quanto foi importante a realização de alguma atividade prática para agregar ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula, principalmente se tratando de uma disciplina tão cheia de possibilidades como é a Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, CITOLOGIA ANIMAL, CITOLOGIA VEGETAL, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID919_11092017135003.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIGREICE KAROLINE GOMES GUSMÃO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "EDIGREICE " "autor_email" => "edigreice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }