A aula prática no ensino de biologia é um recurso metodológico importante e consequentemente facilitador no processo de ensino aprendizagem. Através da experimentação podemos unir a pratica à teoria transmitida em sala de aula, despertando no aluno o senso crítico, imaginação, curiosidade e interesse pelo estudo. O trabalho desenvolvido foi realizado por alunos estagiários do PIBID, na EREM Oliveira Lima, com alunos do 1º ano do ensino médio. O objetivo foi trabalhar a cognição, interação e motivação dos alunos com a disciplina de biologia, através de atividades práticas em laboratório. Para realização do mesmo, foram ministradas aulas teóricas sobre os temas célula animal e célula vegetal, e, em seguida aplicada a aula prática, na qual foi dividida em dois momentos: observação de célula animal e observação de célula vegetal, possibilitando aos alunos percepção da diferença entre ambos os tipos celulares. A primeira observação microscópica realizada foi de células vegetais, onde foram utilizados cortes de uma cebola. A segunda observação foi de células animais, em lâminas já prontas, disponíveis no laboratório da escola. Durante a aula prática, os alunos puderam confeccionar desenhos ilustrativos do que observaram e apontar as diferenças. Esse tipo de atividade se mostrou importante, uma vez que eles conseguiram unir a parte teórica com a parte prática. Ao observar o interesse e desenvolvimento dos alunos durante a aula, foi notório o quanto foi importante a realização de alguma atividade prática para agregar ao conhecimento teórico adquirido em sala de aula, principalmente se tratando de uma disciplina tão cheia de possibilidades como é a Biologia.