O DIÁLOGO COMO BASE PARA O (COM)VIVER NA ESCOLA:
REFLETINDO SOBRE EPISÓDIOS DISCURSIVOS DO PROJETO DIGIT-M-ED PARNAÍBA (PI)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37617 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1338 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => """ O DIÁLOGO COMO BASE PARA O (COM)VIVER NA ESCOLA: \r\n REFLETINDO SOBRE EPISÓDIOS DISCURSIVOS DO PROJETO DIGIT-M-ED PARNAÍBA (PI) """ "resumo" => "O texto visa refletir sobre o diálogo como base para convivência no contexto escolar e fora dele. O foco são as necessidades de pensar criticamente sobre as relações que se produzem na escola e seus efeitos em cenários socioculturais diversos. Na escola e em outros espaços relacionais na contemporaneidade as pessoas têm vivido uma intensa e controversa dificuldade de escutar e manifestar pontos de vista sem que ocorram tensões e rupturas no conviver. Diante disso, perguntamos: existe um caminho potencializador do (com)viver na escola que seja capaz de produzir possibilidades para que os sujeitos se movam criativos, respeitosos e humanizados no mundo? É central nestas reflexões a compreensão de diálogo na perspectiva freiriana e os estudos de Mateus (2013) quanto às diferenças entre debate, discussão e diálogo. O ponto de partida para a reflexão são excertos de um workshop do Projeto Digit-M-Ed Parnaíba (PI), realizado no 1º semestre de 2017, que tem a participação de vários sujeitos (alunos, professores, gestores e pesquisadores) de diferentes escolas vinculadas ao supracitado projeto. O workshop foi gravado em áudio e vídeo e transcrito para análise dos elementos argumentativos, como base em Liberali (2013), sobretudo, nos aspectos enunciativos e discursivos da linguagem. Nesse enquadre, o texto foi organizado, inicialmente, com uma reflexão sobre debate, discussão e diálogo. Na sequência, apresentamos uma contextualização do referido projeto. Na continuidade, fazemos a análise de excertos que focalizam o viver em conjunto, a partir da ótica dos adolescentes do Projeto Digit-M-Ed. Para finalizar, apontamos o diálogo como via para conviver e viver no mundo, tendo a escola como lugar propício para produzir uma consciência e ação relacional crítica e intencional. Assim, defendemos o diálogo como viés relevante para instrumentalizar e melhorar as relações na escola e em outros cenários como dimensão política, histórica e, sobretudo, como possibilidade viável (FREIRE, 1981; 1970/2011) para superação dos limites e dramas que tornam a vida humana dilacerada no mundo de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA, DIÁLOGO, (COM)VIVER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1520_10092017132552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ESTELY RODRIGUES TELES" "autor_nome_curto" => "ESTELY TELES" "autor_email" => "teles.estely@gmail.com" "autor_ies" => "FAEME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37617 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1338 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => """ O DIÁLOGO COMO BASE PARA O (COM)VIVER NA ESCOLA: \r\n REFLETINDO SOBRE EPISÓDIOS DISCURSIVOS DO PROJETO DIGIT-M-ED PARNAÍBA (PI) """ "resumo" => "O texto visa refletir sobre o diálogo como base para convivência no contexto escolar e fora dele. O foco são as necessidades de pensar criticamente sobre as relações que se produzem na escola e seus efeitos em cenários socioculturais diversos. Na escola e em outros espaços relacionais na contemporaneidade as pessoas têm vivido uma intensa e controversa dificuldade de escutar e manifestar pontos de vista sem que ocorram tensões e rupturas no conviver. Diante disso, perguntamos: existe um caminho potencializador do (com)viver na escola que seja capaz de produzir possibilidades para que os sujeitos se movam criativos, respeitosos e humanizados no mundo? É central nestas reflexões a compreensão de diálogo na perspectiva freiriana e os estudos de Mateus (2013) quanto às diferenças entre debate, discussão e diálogo. O ponto de partida para a reflexão são excertos de um workshop do Projeto Digit-M-Ed Parnaíba (PI), realizado no 1º semestre de 2017, que tem a participação de vários sujeitos (alunos, professores, gestores e pesquisadores) de diferentes escolas vinculadas ao supracitado projeto. O workshop foi gravado em áudio e vídeo e transcrito para análise dos elementos argumentativos, como base em Liberali (2013), sobretudo, nos aspectos enunciativos e discursivos da linguagem. Nesse enquadre, o texto foi organizado, inicialmente, com uma reflexão sobre debate, discussão e diálogo. Na sequência, apresentamos uma contextualização do referido projeto. Na continuidade, fazemos a análise de excertos que focalizam o viver em conjunto, a partir da ótica dos adolescentes do Projeto Digit-M-Ed. Para finalizar, apontamos o diálogo como via para conviver e viver no mundo, tendo a escola como lugar propício para produzir uma consciência e ação relacional crítica e intencional. Assim, defendemos o diálogo como viés relevante para instrumentalizar e melhorar as relações na escola e em outros cenários como dimensão política, histórica e, sobretudo, como possibilidade viável (FREIRE, 1981; 1970/2011) para superação dos limites e dramas que tornam a vida humana dilacerada no mundo de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA, DIÁLOGO, (COM)VIVER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1520_10092017132552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ESTELY RODRIGUES TELES" "autor_nome_curto" => "ESTELY TELES" "autor_email" => "teles.estely@gmail.com" "autor_ies" => "FAEME" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }