PARNAIBA, Maria Kaliane Quaresma et al.. Práxis transformadora e formação de pedagogo. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3842>. Acesso em: 22/12/2024 06:33
A pesquisa em andamento discorre acerca da formação de professores, no Curso de Pedagogia, sob o prisma de uma práxis transformadora. Analisa a formação do pedagogo no seio das complexas contradições entre prática e teoria. A investigação propõe estabelecer as diferenças entre teoria, prática e práxis, compreendendo a importância de avaliar, sob a ótica da Filosofia da Práxis, o conflito entre praticismo e teoricismo presente na formação do pedagogo. Para tal investigação, adota como tratamento metodológico a reflexão crítico-dialética por meio da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. A pesquisa recorre especialmente às contribuições de Vázquez, Gramsci e Duarte, para assim fundamentar suas categorias e conceitos. O trabalho do pedagogo surge como elemento especial de consciência e ação efetivadas na práxis educativa emancipatória. Nesta perspectiva a práxis transformadora torna-se imprescindível na formação de professores, pois possui essência crítica necessária para fundamentar o trabalho docente.