RIBEIRO, Érica Suenny et al.. Práticas docentes em alfabetização e letramento. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3617>. Acesso em: 22/12/2024 09:53
O presente artigo tem por objetivo, apresentar os resultados de questões pertinentes à prática de leitura na sala de aula de uma professora da Rede Municipal de Ensino de regime Integral, atuante no nível de 1º ano de Ensino Fundamental, na cidade de Teresina-PI. A oportunidade de escrevê-lo surgiu a partir da proposta de uma pesquisa de campo da disciplina de Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Buscando fazer uma apropriação crítica e eficiente sobre assunto, coletamos os dados da pesquisa por meio de questionamentos orais e a observação sistemática da ação intencional em sala de aula. Obtivemos como resultado uma experiência de grande relevância ao nosso processo de formação, na medida em que tivemos o contato com a realidade concreta no espaço das escolas e dessa forma, pudemos articular significativamente teoria e prática que concorrem para a efetivação da formação de leitores eficientes.