PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE AMAJARI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E SUAS DIMENSÕES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38396 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3844 "inscrito_id" => 9655 "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE AMAJARI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E SUAS DIMENSÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo do trabalho é apontar a importância de um Projeto Politico Pedagógico nas escolas indígenas sobre as ações em suas diversas dimensões. A escola é o espaço de desenvolvimento e aprendizagem, e envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Amajari conta com uma população de aproximadamente de 10 mil habitantes entre índio e não índio, tendo 18 (dezoito) comunidades indígenas localizadas em ilhas Demarcadas e Homologadas; As vilas como do Tepequém, vila de maracá, assentamentos; como Bom Jesus, Mentista, e Projeto Amajari e pequenos e médios pecuaristas, a sede do município com próprio nome da região. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de Roraima, através da Ação 20 RJ , as escolas indígenas do estado de Roraima em um percentual elevado, não possuem Projeto Político Pedagógico, o município de Amajari, como já supracitado, pela população indígena, existe muitas escolas indígenas e com isso, o Projeto Político pedagógico ainda não é uma realidade dessas escolas, seja por esse documento ainda não está concluso, ou mesmo iniciado a elaboração do mesmo. Para a realização desse estudo, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma abordagem investigativa que permite um desempenho ativo dos pesquisados e do pesquisador na realidade do campo investigado. O que possibilita aos sujeitos desse processo uma reflexão sobre as problemáticas identificadas, bem como, a efetivação de uma ação consciente na realidade onde estão inseridos. Segundo Medel (2008), a pesquisa-ação já se constitui passo preliminar para a avaliação do PPP. Essa pesquisa proporciona um processo de reflexão-ação-reflexão que ajuda aos agentes que fazem parte da escola se sentirem sujeitos ativos e modificadores da realidade. O processo de construção do Projeto Político Pedagógico é coletivo, ou seja, deve ser realizado a partir da ação dialógica por todos os envolvidos no processo educacional da instituição de ensino. É preciso destacar que, o PPP vai além da dimensão pedagógica, nele perpassam também as dimensões da gestão financeira e administrativa, “combustíveis” necessários para o funcionamento da escola. As dimensões do Projeto Politico Pedagógico são importantes considerando que é uma reconstrução de identidade dos sujeitos, das novas concepções da educação, a elaboração do PPP visa melhorar a qualidade pensando, sobretudo na aprendizagem e desenvolvimento do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., ESCOLAS INDÍGENAS, ELABORAÇÃO, DIMENSÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9655_16102017014523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "THAYS CARVALHO" "autor_email" => "thays-cristine@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38396 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3844 "inscrito_id" => 9655 "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE AMAJARI: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO E SUAS DIMENSÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo do trabalho é apontar a importância de um Projeto Politico Pedagógico nas escolas indígenas sobre as ações em suas diversas dimensões. A escola é o espaço de desenvolvimento e aprendizagem, e envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativo, como os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos. Amajari conta com uma população de aproximadamente de 10 mil habitantes entre índio e não índio, tendo 18 (dezoito) comunidades indígenas localizadas em ilhas Demarcadas e Homologadas; As vilas como do Tepequém, vila de maracá, assentamentos; como Bom Jesus, Mentista, e Projeto Amajari e pequenos e médios pecuaristas, a sede do município com próprio nome da região. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de Roraima, através da Ação 20 RJ , as escolas indígenas do estado de Roraima em um percentual elevado, não possuem Projeto Político Pedagógico, o município de Amajari, como já supracitado, pela população indígena, existe muitas escolas indígenas e com isso, o Projeto Político pedagógico ainda não é uma realidade dessas escolas, seja por esse documento ainda não está concluso, ou mesmo iniciado a elaboração do mesmo. Para a realização desse estudo, foi adotada a metodologia da pesquisa-ação, por ser uma abordagem investigativa que permite um desempenho ativo dos pesquisados e do pesquisador na realidade do campo investigado. O que possibilita aos sujeitos desse processo uma reflexão sobre as problemáticas identificadas, bem como, a efetivação de uma ação consciente na realidade onde estão inseridos. Segundo Medel (2008), a pesquisa-ação já se constitui passo preliminar para a avaliação do PPP. Essa pesquisa proporciona um processo de reflexão-ação-reflexão que ajuda aos agentes que fazem parte da escola se sentirem sujeitos ativos e modificadores da realidade. O processo de construção do Projeto Político Pedagógico é coletivo, ou seja, deve ser realizado a partir da ação dialógica por todos os envolvidos no processo educacional da instituição de ensino. É preciso destacar que, o PPP vai além da dimensão pedagógica, nele perpassam também as dimensões da gestão financeira e administrativa, “combustíveis” necessários para o funcionamento da escola. As dimensões do Projeto Politico Pedagógico são importantes considerando que é uma reconstrução de identidade dos sujeitos, das novas concepções da educação, a elaboração do PPP visa melhorar a qualidade pensando, sobretudo na aprendizagem e desenvolvimento do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO., ESCOLAS INDÍGENAS, ELABORAÇÃO, DIMENSÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9655_16102017014523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "THAYS CARVALHO" "autor_email" => "thays-cristine@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }