APRENDIZAGEM LÚDICA E INTERATIVA DA GENÉTICA MENDELIANA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA (PI)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35866 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1278 "inscrito_id" => 2817 "titulo" => "APRENDIZAGEM LÚDICA E INTERATIVA DA GENÉTICA MENDELIANA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA (PI)" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de conteúdos de difícil assimilação, como os temas abordados em Genética. Assim, os jogos são algumas das alternativas lúdicas promissoras para o ensino dessa disciplina, uma vez que podem ser utilizados para que se complementem o conteúdo teórico e permitam uma maior interação entre o conhecimento professor-aluno. A abstração e fragmentação de conteúdos e a descontextualização no ensino são apontadas como os principais fatores que dificultam o entendimento de Genética. Somados a isso, ainda há as limitações em recursos, a inexistência de laboratórios e uma jornada excessiva de trabalho de professores que por isso tem dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas que os auxiliem na abordagem dos conteúdos da disciplina. Dessa forma, buscando contribuir para o fortalecimento da compreensão e estimular o interesse de alunos no ensino médio, foi aplicado um bingo com cruzamentos mendelianos. Para analisar a eficiência do jogo, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas acerca das Leis de Mendel, antes e depois da atividade. Constatou-se que com o emprego do bingo, a grande maioria dos alunos pode aperfeiçoar seus conhecimentos sobre essa temática, apresentando resultados satisfatórios de acertos, com redução de erros nos questionários. E ainda verificou-se que com o momento lúdico, os envolvidos mostraram-se mais participativos e interativos. Portanto, este trabalho sugere que o jogo didático estreita relações, promove a socialização do conhecimento e cria possibilidades para o desenvolvimento de diversas habilidades para construção da aprendizagem de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO-APRENDIZAGEM, GENÉTICA, FERRAMENTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2817_10092017004254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIANNE MACHADO SOUSA" "autor_nome_curto" => "JACIANNE SOUSA" "autor_email" => "jacianne.ms@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35866 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1278 "inscrito_id" => 2817 "titulo" => "APRENDIZAGEM LÚDICA E INTERATIVA DA GENÉTICA MENDELIANA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA (PI)" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de conteúdos de difícil assimilação, como os temas abordados em Genética. Assim, os jogos são algumas das alternativas lúdicas promissoras para o ensino dessa disciplina, uma vez que podem ser utilizados para que se complementem o conteúdo teórico e permitam uma maior interação entre o conhecimento professor-aluno. A abstração e fragmentação de conteúdos e a descontextualização no ensino são apontadas como os principais fatores que dificultam o entendimento de Genética. Somados a isso, ainda há as limitações em recursos, a inexistência de laboratórios e uma jornada excessiva de trabalho de professores que por isso tem dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas que os auxiliem na abordagem dos conteúdos da disciplina. Dessa forma, buscando contribuir para o fortalecimento da compreensão e estimular o interesse de alunos no ensino médio, foi aplicado um bingo com cruzamentos mendelianos. Para analisar a eficiência do jogo, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas acerca das Leis de Mendel, antes e depois da atividade. Constatou-se que com o emprego do bingo, a grande maioria dos alunos pode aperfeiçoar seus conhecimentos sobre essa temática, apresentando resultados satisfatórios de acertos, com redução de erros nos questionários. E ainda verificou-se que com o momento lúdico, os envolvidos mostraram-se mais participativos e interativos. Portanto, este trabalho sugere que o jogo didático estreita relações, promove a socialização do conhecimento e cria possibilidades para o desenvolvimento de diversas habilidades para construção da aprendizagem de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO-APRENDIZAGEM, GENÉTICA, FERRAMENTA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2817_10092017004254.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIANNE MACHADO SOUSA" "autor_nome_curto" => "JACIANNE SOUSA" "autor_email" => "jacianne.ms@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }