A utilização de jogos didáticos pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para o ensino de conteúdos de difícil assimilação, como os temas abordados em Genética. Assim, os jogos são algumas das alternativas lúdicas promissoras para o ensino dessa disciplina, uma vez que podem ser utilizados para que se complementem o conteúdo teórico e permitam uma maior interação entre o conhecimento professor-aluno. A abstração e fragmentação de conteúdos e a descontextualização no ensino são apontadas como os principais fatores que dificultam o entendimento de Genética. Somados a isso, ainda há as limitações em recursos, a inexistência de laboratórios e uma jornada excessiva de trabalho de professores que por isso tem dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas que os auxiliem na abordagem dos conteúdos da disciplina. Dessa forma, buscando contribuir para o fortalecimento da compreensão e estimular o interesse de alunos no ensino médio, foi aplicado um bingo com cruzamentos mendelianos. Para analisar a eficiência do jogo, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas acerca das Leis de Mendel, antes e depois da atividade. Constatou-se que com o emprego do bingo, a grande maioria dos alunos pode aperfeiçoar seus conhecimentos sobre essa temática, apresentando resultados satisfatórios de acertos, com redução de erros nos questionários. E ainda verificou-se que com o momento lúdico, os envolvidos mostraram-se mais participativos e interativos. Portanto, este trabalho sugere que o jogo didático estreita relações, promove a socialização do conhecimento e cria possibilidades para o desenvolvimento de diversas habilidades para construção da aprendizagem de forma prazerosa.