Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTOU COMEÇANDO A ACREDITAR QUE O PROBLEMA ESTÁ NA NOSSA RAÇA

Palavra-chaves: CONTEXTO HISTÓRICO, EXCLUSÃO, ALUNOS NEGROS Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36866
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2696
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "ESTOU COMEÇANDO A ACREDITAR QUE O PROBLEMA ESTÁ NA NOSSA RAÇA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
       \tO presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão a partir da fala de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Feira de Santana, a qual trabalho como bolsista através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID. A conversa inicial surgiu a partir do questionamento de uma das professoras com a supervisora do PIBID, sobre o desempenho de um de seus alunos, em relação ao atendimento do Apoio pedagógico, trabalho realizado para acompanhar as crianças que estão com dificuldades no processo do ensino-aprendizagem, o qual é realizado atualmente por nós bolsistas. Ao discutirem sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, a professora relatou que estava começando a acreditar que o problema estava na nossa raça, se referindo ao aluno e se colocando como negra também. Esta fala me levou a refletir sobre o contexto histórico de escravidão, inferiorizarão da nossa raça e do processo de exclusão que a mesma passou ao longo dos séculos até o presente momento. Dessa forma buscaremos discutir a partir da fala da professora a uma breve retomada do processo histórico de escravização do negro, de inferiorizarão da nossa raça, e as consequências e resquícios atuais.  Para discutir sobre as concepções da raça, discriminação e preconceito, iremos trazer alguns autores que irão contribuir com a temática. Discutiremos ainda o nosso posicionamento como professoras, a nossa formação, e ações pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na escola.  \r\n
      Palavras chaves: Contexto histórico, exclusão, alunos negros, escola pública, políticas educacionais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "CONTEXTO HISTÓRICO, EXCLUSÃO, ALUNOS NEGROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID8282_16092017230202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DIAS DE JESUS GOMES "
    "autor_nome_curto" => "DIAS DE JESUS "
    "autor_email" => "vividiasjj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36866
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2696
    "inscrito_id" => 8282
    "titulo" => "ESTOU COMEÇANDO A ACREDITAR QUE O PROBLEMA ESTÁ NA NOSSA RAÇA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
       \tO presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão a partir da fala de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Feira de Santana, a qual trabalho como bolsista através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID. A conversa inicial surgiu a partir do questionamento de uma das professoras com a supervisora do PIBID, sobre o desempenho de um de seus alunos, em relação ao atendimento do Apoio pedagógico, trabalho realizado para acompanhar as crianças que estão com dificuldades no processo do ensino-aprendizagem, o qual é realizado atualmente por nós bolsistas. Ao discutirem sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, a professora relatou que estava começando a acreditar que o problema estava na nossa raça, se referindo ao aluno e se colocando como negra também. Esta fala me levou a refletir sobre o contexto histórico de escravidão, inferiorizarão da nossa raça e do processo de exclusão que a mesma passou ao longo dos séculos até o presente momento. Dessa forma buscaremos discutir a partir da fala da professora a uma breve retomada do processo histórico de escravização do negro, de inferiorizarão da nossa raça, e as consequências e resquícios atuais.  Para discutir sobre as concepções da raça, discriminação e preconceito, iremos trazer alguns autores que irão contribuir com a temática. Discutiremos ainda o nosso posicionamento como professoras, a nossa formação, e ações pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na escola.  \r\n
      Palavras chaves: Contexto histórico, exclusão, alunos negros, escola pública, políticas educacionais.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "CONTEXTO HISTÓRICO, EXCLUSÃO, ALUNOS NEGROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID8282_16092017230202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DIAS DE JESUS GOMES "
    "autor_nome_curto" => "DIAS DE JESUS "
    "autor_email" => "vividiasjj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão a partir da fala de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Feira de Santana, a qual trabalho como bolsista através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID. A conversa inicial surgiu a partir do questionamento de uma das professoras com a supervisora do PIBID, sobre o desempenho de um de seus alunos, em relação ao atendimento do Apoio pedagógico, trabalho realizado para acompanhar as crianças que estão com dificuldades no processo do ensino-aprendizagem, o qual é realizado atualmente por nós bolsistas. Ao discutirem sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, a professora relatou que estava começando a acreditar que o problema estava na nossa raça, se referindo ao aluno e se colocando como negra também. Esta fala me levou a refletir sobre o contexto histórico de escravidão, inferiorizarão da nossa raça e do processo de exclusão que a mesma passou ao longo dos séculos até o presente momento. Dessa forma buscaremos discutir a partir da fala da professora a uma breve retomada do processo histórico de escravização do negro, de inferiorizarão da nossa raça, e as consequências e resquícios atuais. Para discutir sobre as concepções da raça, discriminação e preconceito, iremos trazer alguns autores que irão contribuir com a temática. Discutiremos ainda o nosso posicionamento como professoras, a nossa formação, e ações pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na escola. Palavras chaves: Contexto histórico, exclusão, alunos negros, escola pública, políticas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.