, Vivianediasdejesusgomes. Estou começando a acreditar que o problema está na nossa raça. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36866>. Acesso em: 05/11/2024 05:52
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão a partir da fala de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Feira de Santana, a qual trabalho como bolsista através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID. A conversa inicial surgiu a partir do questionamento de uma das professoras com a supervisora do PIBID, sobre o desempenho de um de seus alunos, em relação ao atendimento do Apoio pedagógico, trabalho realizado para acompanhar as crianças que estão com dificuldades no processo do ensino-aprendizagem, o qual é realizado atualmente por nós bolsistas. Ao discutirem sobre as dificuldades de aprendizagem do aluno, a professora relatou que estava começando a acreditar que o problema estava na nossa raça, se referindo ao aluno e se colocando como negra também. Esta fala me levou a refletir sobre o contexto histórico de escravidão, inferiorizarão da nossa raça e do processo de exclusão que a mesma passou ao longo dos séculos até o presente momento. Dessa forma buscaremos discutir a partir da fala da professora a uma breve retomada do processo histórico de escravização do negro, de inferiorizarão da nossa raça, e as consequências e resquícios atuais. Para discutir sobre as concepções da raça, discriminação e preconceito, iremos trazer alguns autores que irão contribuir com a temática. Discutiremos ainda o nosso posicionamento como professoras, a nossa formação, e ações pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais na escola. Palavras chaves: Contexto histórico, exclusão, alunos negros, escola pública, políticas educacionais.