Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O INCENTIVO A LEITURA: A IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCENTIVO À LEITURA, LETRAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Falar de educação é compreender que ela não se restringe ao ambiente escolar, envolve desde o ambiente familiar aos sociais em que o indivíduo participa. Educação é um termo bastante complexo por ter uma grande importância e ser um processo contínuo. A educação desenvolve-se a partir de conhecimentos e aprendizagens que adquirimos ao longo da vida, ela é formada por um conjunto de conhecimentos e saberes que são adquiridos, tanto em sala de aula como no ambiente familiar, pois é esse conjunto de ensinamentos que irá ajudar na formação dos indivíduos que estarão para uma sociedade melhor. Ao chegar no Ensino Fundamental é de suma importância o aluno ter um hábito de leitura, mas, caso isso não ocorra, é necessário que o professor o estimule para a leitura. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância e necessidade de incentivar alunos de Ensino Fundamental à leitura, mostrar que o acesso frequente a leitura ajuda no estímulo do aluno, assim como ter acompanhamento dos professores e familiares em suas leituras e identificar os materiais disponíveis nas escolas públicas de Ensino Fundamental. O estímulo a leitura é bastante proveitoso na formação de um indivíduo, visando que ao termos crianças que vivem uma vida com bastante acessos a livros, revistas de conteúdo cientifico ou não é um fator que contribui constantemente para que a criança se torne um adulto que terá muitas informações e conhecimentos adquiridos no mundo das leituras. No incentivo à leitura deve ter a participação da família e professores, e como o professor pode ter diversas experiências com livros, pode estar citando obras para leitura e por ter o contato diário com os alunos pode estar fazendo um acompanhamento a leitura, tendo que a analisar a faixa etária dos alunos para que possa trabalhar formas diferentes de conteúdos a serem lidos para que a leitura se torne atrativa e o aluno crie gosto por leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.