FUNES NA UNIVERSIDADE OPERACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37067 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3816 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "FUNES NA UNIVERSIDADE OPERACIONAL" "resumo" => "Pensar o papel da pesquisa na sociedade da performatividade e do gerencialismo é essencial para refletir sobre os desafios atuais na educação superior. Este movimento se torna basilar e central para a prática do docente e do pesquisador, tendo em vista que os movimentos impositivos do Estado gerencial com seu modus operandis adentram diversos espaços, inclusive os campos da universidade e personifica uma lógica contrária da inovação para impactos sociais. Nesse contexto de reflexão entre o pensar e vivenciar, o presente trabalho objetiva levantar pontos sobre o papel que a universidade tem desempenhado na atualidade, com aporte da literatura em específico com o conto Funes el memorioso (Funes, o Memorioso) de Jorge Luis Borges, pertencente ao livro Ficciones (Ficções) de 1944. Essas ponderações com a literatura serão realizadas através de um levantamento bibliográfico em concomitância com as reflexões de Chauí (1999) e Ball (2015). A primeira autora, porque disserta sobre a questão da Universidade operacional, ou seja, do espaço que em vez de incentivar a pesquisa e a formação para o social, acaba por torna-se um ambiente de operacionalizações e de gestão de contratos. Com Ball (2015) será abarcado a questão da performatividade, que em linhas gerais é uma tecnologia, uma cultura e um modo de regulação que adentra os espaços sociais com seus discursos de eficiência e inovação para justificar a produção em massa, no caso das universidades, de formação exclusivamente quantitativa. Assim, com os aportes referenciais apresentados, foi possível inferir que a universidade operacional em tempos de performatividade precisa repensar sua atuação na sociedade, para não formar apenas funes, ou seja, docentes, discentes e cidadãos que não conseguem pensar suas produções, apenas acumular informações, distanciando assim a pesquisa do seu caráter social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PERFORMATIVIDADE, PESQUISA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID1508_16102017003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYZI SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYZI" "autor_email" => "dayzioliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37067 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3816 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "FUNES NA UNIVERSIDADE OPERACIONAL" "resumo" => "Pensar o papel da pesquisa na sociedade da performatividade e do gerencialismo é essencial para refletir sobre os desafios atuais na educação superior. Este movimento se torna basilar e central para a prática do docente e do pesquisador, tendo em vista que os movimentos impositivos do Estado gerencial com seu modus operandis adentram diversos espaços, inclusive os campos da universidade e personifica uma lógica contrária da inovação para impactos sociais. Nesse contexto de reflexão entre o pensar e vivenciar, o presente trabalho objetiva levantar pontos sobre o papel que a universidade tem desempenhado na atualidade, com aporte da literatura em específico com o conto Funes el memorioso (Funes, o Memorioso) de Jorge Luis Borges, pertencente ao livro Ficciones (Ficções) de 1944. Essas ponderações com a literatura serão realizadas através de um levantamento bibliográfico em concomitância com as reflexões de Chauí (1999) e Ball (2015). A primeira autora, porque disserta sobre a questão da Universidade operacional, ou seja, do espaço que em vez de incentivar a pesquisa e a formação para o social, acaba por torna-se um ambiente de operacionalizações e de gestão de contratos. Com Ball (2015) será abarcado a questão da performatividade, que em linhas gerais é uma tecnologia, uma cultura e um modo de regulação que adentra os espaços sociais com seus discursos de eficiência e inovação para justificar a produção em massa, no caso das universidades, de formação exclusivamente quantitativa. Assim, com os aportes referenciais apresentados, foi possível inferir que a universidade operacional em tempos de performatividade precisa repensar sua atuação na sociedade, para não formar apenas funes, ou seja, docentes, discentes e cidadãos que não conseguem pensar suas produções, apenas acumular informações, distanciando assim a pesquisa do seu caráter social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PERFORMATIVIDADE, PESQUISA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID1508_16102017003944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYZI SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DAYZI" "autor_email" => "dayzioliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }