Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA UMA PRODUÇÃO TEXTUAL EFICIENTE

Palavra-chaves: LEITURA., ESCRITA., PRODUÇÃO TEXTUAL, SENTIDOS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37314
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1248
    "inscrito_id" => 5649
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA UMA PRODUÇÃO TEXTUAL EFICIENTE"
    "resumo" => """
      Esse trabalho visa relatar como a leitura e a escrita trabalhada de maneira associada favorece a construção de sentidos, além de condicionar o aluno a adquirir um posicionamento crítico em relação ao que lê e escreve. Para essa análise, observou-se produções textuais que fazem parte do arquivo da oficina de produção textual promovida no cursinho pré-vestibular oferecido pelo projeto PET Conexões de Saberes: acesso e permanência de jovens de origem popular á universidade do qual fomos bolsistas e tivemos como tutora a Profª Dra. SuelídiaCalaça. Em virtude dessa experiência, esse artigo busca mostra a importância de trabalhar a leitura e a escrita como práticas contribuintes para a formação crítica do sujeito. A escolha desse tema partiu justamente da inquietação de entender o porquê dos alunos não escrevem bem. Nosso objetivo geral é investigar a influência da leitura e escrita na produção textual como  habilidades sociais de transcrever sentido aos que se lê nas produções textuais de alunos do 3° ano do Ensino Regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível de ensino médio. Temos como objetivos específicos os seguintes: identificar os problemas mais evidentes na produção textual dos alunos, investigar de que forma a junção da leitura e escrita como práticas sócias podem ser acopladas a de produção textual e analisar de que maneira essa junção pode subsidia a proficiência na produção de sentidos. Nessas aulas foram expostas as diversas manifestações da linguagem como:\r\n
      Textos narrativos, argumentativos e dissertativos, reportagens, imagens com os temas sobre os quais pediríamos a produção textual, como suporte para uma compreensão de língua multimodal para assim explicarmos a estrutura de vários gêneros textuais. Nossos dados mostram que o trabalho com a leitura e a escrita favorece uma produção textual eficiente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., PRODUÇÃO TEXTUAL, SENTIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5649_09092017212412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DRIELY XAVIER DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "DRIELY XAVIER"
    "autor_email" => "drielyxavier@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37314
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1248
    "inscrito_id" => 5649
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: PRÁTICAS FUNDAMENTAIS PARA UMA PRODUÇÃO TEXTUAL EFICIENTE"
    "resumo" => """
      Esse trabalho visa relatar como a leitura e a escrita trabalhada de maneira associada favorece a construção de sentidos, além de condicionar o aluno a adquirir um posicionamento crítico em relação ao que lê e escreve. Para essa análise, observou-se produções textuais que fazem parte do arquivo da oficina de produção textual promovida no cursinho pré-vestibular oferecido pelo projeto PET Conexões de Saberes: acesso e permanência de jovens de origem popular á universidade do qual fomos bolsistas e tivemos como tutora a Profª Dra. SuelídiaCalaça. Em virtude dessa experiência, esse artigo busca mostra a importância de trabalhar a leitura e a escrita como práticas contribuintes para a formação crítica do sujeito. A escolha desse tema partiu justamente da inquietação de entender o porquê dos alunos não escrevem bem. Nosso objetivo geral é investigar a influência da leitura e escrita na produção textual como  habilidades sociais de transcrever sentido aos que se lê nas produções textuais de alunos do 3° ano do Ensino Regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível de ensino médio. Temos como objetivos específicos os seguintes: identificar os problemas mais evidentes na produção textual dos alunos, investigar de que forma a junção da leitura e escrita como práticas sócias podem ser acopladas a de produção textual e analisar de que maneira essa junção pode subsidia a proficiência na produção de sentidos. Nessas aulas foram expostas as diversas manifestações da linguagem como:\r\n
      Textos narrativos, argumentativos e dissertativos, reportagens, imagens com os temas sobre os quais pediríamos a produção textual, como suporte para uma compreensão de língua multimodal para assim explicarmos a estrutura de vários gêneros textuais. Nossos dados mostram que o trabalho com a leitura e a escrita favorece uma produção textual eficiente.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA., ESCRITA., PRODUÇÃO TEXTUAL, SENTIDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5649_09092017212412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DRIELY XAVIER DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "DRIELY XAVIER"
    "autor_email" => "drielyxavier@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho visa relatar como a leitura e a escrita trabalhada de maneira associada favorece a construção de sentidos, além de condicionar o aluno a adquirir um posicionamento crítico em relação ao que lê e escreve. Para essa análise, observou-se produções textuais que fazem parte do arquivo da oficina de produção textual promovida no cursinho pré-vestibular oferecido pelo projeto PET Conexões de Saberes: acesso e permanência de jovens de origem popular á universidade do qual fomos bolsistas e tivemos como tutora a Profª Dra. SuelídiaCalaça. Em virtude dessa experiência, esse artigo busca mostra a importância de trabalhar a leitura e a escrita como práticas contribuintes para a formação crítica do sujeito. A escolha desse tema partiu justamente da inquietação de entender o porquê dos alunos não escrevem bem. Nosso objetivo geral é investigar a influência da leitura e escrita na produção textual como habilidades sociais de transcrever sentido aos que se lê nas produções textuais de alunos do 3° ano do Ensino Regular e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível de ensino médio. Temos como objetivos específicos os seguintes: identificar os problemas mais evidentes na produção textual dos alunos, investigar de que forma a junção da leitura e escrita como práticas sócias podem ser acopladas a de produção textual e analisar de que maneira essa junção pode subsidia a proficiência na produção de sentidos. Nessas aulas foram expostas as diversas manifestações da linguagem como: Textos narrativos, argumentativos e dissertativos, reportagens, imagens com os temas sobre os quais pediríamos a produção textual, como suporte para uma compreensão de língua multimodal para assim explicarmos a estrutura de vários gêneros textuais. Nossos dados mostram que o trabalho com a leitura e a escrita favorece uma produção textual eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.