Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35006
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2754
    "inscrito_id" => 770
    "titulo" => "A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que relata diversas situações acerca da temática em estudo e busca obter resultados significativos em relação à participação dos pais no contexto escolar e acerca da afetividade do educador para com os discentes. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação família-escola. O estudo apresenta a relação família-escola e expõe de maneira simples a instituição família, como o primeiro contato social que a criança possui e a importância dela para o contexto, no qual está imersa. Trata-se ainda da relevante contribuição da afetividade mediante o dever de casa e as relações escola-família, assim, apresentam-se informações que aclaram o papel fundamental dos pais ao vislumbrarem o que acontece em sala de aula, bem como o acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, como forma de estimular os mesmos, em seus estudos. Sabe-se que hoje a afetividade e os problemas de ensino-aprendizagem fazem parte da vida de todos os profissionais da educação e de seus educandos, verifica-se que muitos ainda não possuem conhecimento acerca desse assunto, deixando a desejar quanto à afetividade e como inserir os pais na vida escolar de seus filhos. A base metodológica desse trabalho concentrou-se em uma pesquisa qualitativo-explicativa baseada em leituras, fichamentos, resumos de livros e artigos. Os dados coletados foram analisados a base de conteúdo. O desenvolvimento desse estudo foi de extrema importância pelo fato de oportunizar o conhecimento acerca da afetividade e como essa influência no contexto escolar, de modo positivo, e como a falta dela promove problemas e dificulta o desenvolvimento dos alunos. Assim, através desse trabalho foi possível observar os pontos mais relevantes acerca da afetividade e da relação escola e família que influenciam na vida escolar dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID770_19092017003741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35006
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2754
    "inscrito_id" => 770
    "titulo" => "A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que relata diversas situações acerca da temática em estudo e busca obter resultados significativos em relação à participação dos pais no contexto escolar e acerca da afetividade do educador para com os discentes. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação família-escola. O estudo apresenta a relação família-escola e expõe de maneira simples a instituição família, como o primeiro contato social que a criança possui e a importância dela para o contexto, no qual está imersa. Trata-se ainda da relevante contribuição da afetividade mediante o dever de casa e as relações escola-família, assim, apresentam-se informações que aclaram o papel fundamental dos pais ao vislumbrarem o que acontece em sala de aula, bem como o acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, como forma de estimular os mesmos, em seus estudos. Sabe-se que hoje a afetividade e os problemas de ensino-aprendizagem fazem parte da vida de todos os profissionais da educação e de seus educandos, verifica-se que muitos ainda não possuem conhecimento acerca desse assunto, deixando a desejar quanto à afetividade e como inserir os pais na vida escolar de seus filhos. A base metodológica desse trabalho concentrou-se em uma pesquisa qualitativo-explicativa baseada em leituras, fichamentos, resumos de livros e artigos. Os dados coletados foram analisados a base de conteúdo. O desenvolvimento desse estudo foi de extrema importância pelo fato de oportunizar o conhecimento acerca da afetividade e como essa influência no contexto escolar, de modo positivo, e como a falta dela promove problemas e dificulta o desenvolvimento dos alunos. Assim, através desse trabalho foi possível observar os pontos mais relevantes acerca da afetividade e da relação escola e família que influenciam na vida escolar dos educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID770_19092017003741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ"
    "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que relata diversas situações acerca da temática em estudo e busca obter resultados significativos em relação à participação dos pais no contexto escolar e acerca da afetividade do educador para com os discentes. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação família-escola. O estudo apresenta a relação família-escola e expõe de maneira simples a instituição família, como o primeiro contato social que a criança possui e a importância dela para o contexto, no qual está imersa. Trata-se ainda da relevante contribuição da afetividade mediante o dever de casa e as relações escola-família, assim, apresentam-se informações que aclaram o papel fundamental dos pais ao vislumbrarem o que acontece em sala de aula, bem como o acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, como forma de estimular os mesmos, em seus estudos. Sabe-se que hoje a afetividade e os problemas de ensino-aprendizagem fazem parte da vida de todos os profissionais da educação e de seus educandos, verifica-se que muitos ainda não possuem conhecimento acerca desse assunto, deixando a desejar quanto à afetividade e como inserir os pais na vida escolar de seus filhos. A base metodológica desse trabalho concentrou-se em uma pesquisa qualitativo-explicativa baseada em leituras, fichamentos, resumos de livros e artigos. Os dados coletados foram analisados a base de conteúdo. O desenvolvimento desse estudo foi de extrema importância pelo fato de oportunizar o conhecimento acerca da afetividade e como essa influência no contexto escolar, de modo positivo, e como a falta dela promove problemas e dificulta o desenvolvimento dos alunos. Assim, através desse trabalho foi possível observar os pontos mais relevantes acerca da afetividade e da relação escola e família que influenciam na vida escolar dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.