A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35610 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => """ RESUMO\r\n O reconhecimento legal e a promulgação da criação dos mecanismos de inclusão, como são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) não garantem que a escola seja um local de práticas inclusivas. As leis pelas leis não são suficientes, ou seja, há um longo percurso entre a sistematização dos documentos e a materialização das mesmas no “chão” da escola pública. Um percurso de idas e vindas, de limites, de recuos e de possibilidades. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campina Grande (PB), que teve por objetivo geral analisar a concepção das professoras da sala regular sobre o Atendimento Educacional Especializado, ofertado na Sala de Recursos Multifuncional. Buscamos também discutir o trabalho colaborativo entre o professor da sala regular e o professor da SRMF. As professoras, participantes da pesquisa, consideram extremamente importantes que as crianças especiais frequentem a SRMF, onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entretanto avaliam o trabalho colaborativo entre a sala regular e a SRMF como muito deficitário apontando este como uma da maior dificuldade para práticas mais inclusivas no contexto escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SRMF., TRABALHO COLABORATIVO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3222_14082017175056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "UNAVIDA/UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35610 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 3222 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)" "resumo" => """ RESUMO\r\n O reconhecimento legal e a promulgação da criação dos mecanismos de inclusão, como são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) não garantem que a escola seja um local de práticas inclusivas. As leis pelas leis não são suficientes, ou seja, há um longo percurso entre a sistematização dos documentos e a materialização das mesmas no “chão” da escola pública. Um percurso de idas e vindas, de limites, de recuos e de possibilidades. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campina Grande (PB), que teve por objetivo geral analisar a concepção das professoras da sala regular sobre o Atendimento Educacional Especializado, ofertado na Sala de Recursos Multifuncional. Buscamos também discutir o trabalho colaborativo entre o professor da sala regular e o professor da SRMF. As professoras, participantes da pesquisa, consideram extremamente importantes que as crianças especiais frequentem a SRMF, onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entretanto avaliam o trabalho colaborativo entre a sala regular e a SRMF como muito deficitário apontando este como uma da maior dificuldade para práticas mais inclusivas no contexto escolar. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "SRMF., TRABALHO COLABORATIVO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3222_14082017175056.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA" "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com" "autor_ies" => "UNAVIDA/UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }