Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)

Palavra-chaves: SRMF., TRABALHO COLABORATIVO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35610
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O reconhecimento legal e a promulgação da criação dos mecanismos de inclusão, como são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) não garantem que a escola seja um local de práticas inclusivas. As leis pelas leis não são suficientes, ou seja, há um longo percurso entre a sistematização dos documentos e a materialização das mesmas no “chão” da escola pública. Um percurso de idas e vindas, de limites, de recuos e de possibilidades. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campina Grande (PB), que teve por objetivo geral analisar a concepção das professoras da sala regular sobre o Atendimento Educacional Especializado, ofertado na Sala de Recursos Multifuncional. Buscamos também discutir o trabalho colaborativo entre o professor da sala regular e o professor da SRMF. As professoras, participantes da pesquisa, consideram extremamente importantes que as crianças especiais frequentem a SRMF, onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entretanto avaliam o trabalho colaborativo entre a sala regular e a SRMF como muito deficitário apontando este como uma da maior dificuldade para práticas mais inclusivas no contexto escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SRMF., TRABALHO COLABORATIVO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3222_14082017175056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNAVIDA/UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35610
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O reconhecimento legal e a promulgação da criação dos mecanismos de inclusão, como são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) não garantem que a escola seja um local de práticas inclusivas. As leis pelas leis não são suficientes, ou seja, há um longo percurso entre a sistematização dos documentos e a materialização das mesmas no “chão” da escola pública. Um percurso de idas e vindas, de limites, de recuos e de possibilidades. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campina Grande (PB), que teve por objetivo geral analisar a concepção das professoras da sala regular sobre o Atendimento Educacional Especializado, ofertado na Sala de Recursos Multifuncional. Buscamos também discutir o trabalho colaborativo entre o professor da sala regular e o professor da SRMF. As professoras, participantes da pesquisa, consideram extremamente importantes que as crianças especiais frequentem a SRMF, onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entretanto avaliam o trabalho colaborativo entre a sala regular e a SRMF como muito deficitário apontando este como uma da maior dificuldade para práticas mais inclusivas no contexto escolar.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "SRMF., TRABALHO COLABORATIVO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3222_14082017175056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA CÂMARA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA CÂMARA"
    "autor_email" => "edna_9909@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNAVIDA/UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O reconhecimento legal e a promulgação da criação dos mecanismos de inclusão, como são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF) não garantem que a escola seja um local de práticas inclusivas. As leis pelas leis não são suficientes, ou seja, há um longo percurso entre a sistematização dos documentos e a materialização das mesmas no “chão” da escola pública. Um percurso de idas e vindas, de limites, de recuos e de possibilidades. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar uma pesquisa realizada em uma escola da Rede Municipal de ensino de Campina Grande (PB), que teve por objetivo geral analisar a concepção das professoras da sala regular sobre o Atendimento Educacional Especializado, ofertado na Sala de Recursos Multifuncional. Buscamos também discutir o trabalho colaborativo entre o professor da sala regular e o professor da SRMF. As professoras, participantes da pesquisa, consideram extremamente importantes que as crianças especiais frequentem a SRMF, onde recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), entretanto avaliam o trabalho colaborativo entre a sala regular e a SRMF como muito deficitário apontando este como uma da maior dificuldade para práticas mais inclusivas no contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.