PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2166 "inscrito_id" => 6528 "titulo" => "PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA" "resumo" => "No mundo da escola hipermoderna, os textos são híbridos e multissemióticos. O aluno de outrora que lê e interpreta os textos levando em consideração apenas aspectos linguísticos não dá conta da multiplicidade de sentidos que permeiam o texto. São necessárias práticas inovadoras que percebam os aspectos multimodais do texto como produtores de sentido. Nesse sentido, este trabalho pretende discutir a importância da pedagogia dos multiletramentos como forma de preparar o aluno de hoje para viver em um mundo globalizado, multissemiótico e multicultural, sendo capaz de usar as habilidades de compreensão e produção de textos constituídos de muitas linguagens de maneira crítica. Para tanto, escolhemos analisar um capítulo de um livro de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO & MOURA, 2012; ROJO, 2013; ROJO & BARBOSA, 2015;) verificando como ela possibilita o desenvolvimento de competências necessárias à inserção satisfatória do aluno em práticas de letramento digital com vistas à atuação dos sujeitos na vida contemporânea. O corpus do nosso trabalho é a unidade de número dois do livro de língua portuguesa do 9º Ano, da coleção “perspectiva”, escrito por Norma Discini e Lucia Teixeira, ainda em uso em salas de aula. A metodologia utilizada no trabalho focal foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram que o livro utilizado corresponde de modo satisfatório à aplicação dos multiletramentos em sala de aula, utilizando diversos gêneros discursivos existentes na atualidade, o que contribui para que os estudantes de hoje tenham uma visão ampliada e multiletrada da linguagem nos mais variados contextos e situações de seu uso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS DISCURSIVOS, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6528_11092017175853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA" "autor_email" => "jairlene@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38305 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2166 "inscrito_id" => 6528 "titulo" => "PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS EM LIVROS DIDÁTICOS SOB UMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA" "resumo" => "No mundo da escola hipermoderna, os textos são híbridos e multissemióticos. O aluno de outrora que lê e interpreta os textos levando em consideração apenas aspectos linguísticos não dá conta da multiplicidade de sentidos que permeiam o texto. São necessárias práticas inovadoras que percebam os aspectos multimodais do texto como produtores de sentido. Nesse sentido, este trabalho pretende discutir a importância da pedagogia dos multiletramentos como forma de preparar o aluno de hoje para viver em um mundo globalizado, multissemiótico e multicultural, sendo capaz de usar as habilidades de compreensão e produção de textos constituídos de muitas linguagens de maneira crítica. Para tanto, escolhemos analisar um capítulo de um livro de língua portuguesa sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO & MOURA, 2012; ROJO, 2013; ROJO & BARBOSA, 2015;) verificando como ela possibilita o desenvolvimento de competências necessárias à inserção satisfatória do aluno em práticas de letramento digital com vistas à atuação dos sujeitos na vida contemporânea. O corpus do nosso trabalho é a unidade de número dois do livro de língua portuguesa do 9º Ano, da coleção “perspectiva”, escrito por Norma Discini e Lucia Teixeira, ainda em uso em salas de aula. A metodologia utilizada no trabalho focal foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram que o livro utilizado corresponde de modo satisfatório à aplicação dos multiletramentos em sala de aula, utilizando diversos gêneros discursivos existentes na atualidade, o que contribui para que os estudantes de hoje tenham uma visão ampliada e multiletrada da linguagem nos mais variados contextos e situações de seu uso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, GÊNEROS DISCURSIVOS, LIVRO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6528_11092017175853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAIRLENE COSTA DA SILVA SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAIRLENE COSTA" "autor_email" => "jairlene@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }