Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PESQUISA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: QUAIS IMPACTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR?

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO, PROFESSOR PESQUISADOR Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35521
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3950
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => "A PESQUISA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: QUAIS IMPACTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR?"
    "resumo" => "Nóvoa (1992) lança o desafio para que se repense esse modelo numa tentativa de superar a visão dicotômica entre conhecimento específico e conhecimento aplicado, entre ciência e técnica, entre teoria e prática, entre saberes e métodos. Essa dicotomia está presente em muitos cursos de licenciatura, especialmente na separação que é feita entre as disciplinas específicas e as pedagógicas. Assim, o presente artigo buscou respostas para a indagação central: Como as práticas investigativas oferecidas no curso de Pedagogia favorecem a formação para pesquisa? O aporte teórico que sustenta as discussões do tema em estudo foi sistematizado em André (2012, 2016), Demo (1996; 1994), Freire (1996), Ludke (2009, 2014), Moraes (1997),Veiga (1996, 2012), Zeichner (1998, 2011) que debatem sobre a temática pesquisa na formação de professores e na prática docente, e em André e Ludke (2012), Franco (2012), Gil (2009) que expressam conceitos relacionados a metodologia do presente  trabalha. Para sistematização do diálogo do pesquisador com o objeto de investigação optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Documental a partir de um Estudo de Caso: o curso de Pedagogia da UESPI - campus Antônio Giovanni Alves de Sousa. Fez-se a análise documental observando em que momentos a pesquisa, enquanto atitude investigativa na formação, apresentava-se no PCC de Pedagogia. Como dispositivos complementares utilizou-se a entrevista e o questionário. A pesquisa revelou que ainda tem-se muito a avançar na sistematização e articulação das práticas investigativas no curso enquanto momento formativo capaz de desenvolver conhecimentos e habilidades necessários à docência principalmente em relação ao curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO, PROFESSOR PESQUISADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID654_16102017130806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  JOSÉ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA "
    "autor_email" => "maryoliveiracristw@hotmai"
    "autor_ies" => "IMP DE ENSINO SUPERIOR  IMP (IMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35521
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3950
    "inscrito_id" => 654
    "titulo" => "A PESQUISA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: QUAIS IMPACTOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR?"
    "resumo" => "Nóvoa (1992) lança o desafio para que se repense esse modelo numa tentativa de superar a visão dicotômica entre conhecimento específico e conhecimento aplicado, entre ciência e técnica, entre teoria e prática, entre saberes e métodos. Essa dicotomia está presente em muitos cursos de licenciatura, especialmente na separação que é feita entre as disciplinas específicas e as pedagógicas. Assim, o presente artigo buscou respostas para a indagação central: Como as práticas investigativas oferecidas no curso de Pedagogia favorecem a formação para pesquisa? O aporte teórico que sustenta as discussões do tema em estudo foi sistematizado em André (2012, 2016), Demo (1996; 1994), Freire (1996), Ludke (2009, 2014), Moraes (1997),Veiga (1996, 2012), Zeichner (1998, 2011) que debatem sobre a temática pesquisa na formação de professores e na prática docente, e em André e Ludke (2012), Franco (2012), Gil (2009) que expressam conceitos relacionados a metodologia do presente  trabalha. Para sistematização do diálogo do pesquisador com o objeto de investigação optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Documental a partir de um Estudo de Caso: o curso de Pedagogia da UESPI - campus Antônio Giovanni Alves de Sousa. Fez-se a análise documental observando em que momentos a pesquisa, enquanto atitude investigativa na formação, apresentava-se no PCC de Pedagogia. Como dispositivos complementares utilizou-se a entrevista e o questionário. A pesquisa revelou que ainda tem-se muito a avançar na sistematização e articulação das práticas investigativas no curso enquanto momento formativo capaz de desenvolver conhecimentos e habilidades necessários à docência principalmente em relação ao curso de Pedagogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, FORMAÇÃO, PROFESSOR PESQUISADOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID654_16102017130806.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  JOSÉ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA "
    "autor_email" => "maryoliveiracristw@hotmai"
    "autor_ies" => "IMP DE ENSINO SUPERIOR  IMP (IMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Nóvoa (1992) lança o desafio para que se repense esse modelo numa tentativa de superar a visão dicotômica entre conhecimento específico e conhecimento aplicado, entre ciência e técnica, entre teoria e prática, entre saberes e métodos. Essa dicotomia está presente em muitos cursos de licenciatura, especialmente na separação que é feita entre as disciplinas específicas e as pedagógicas. Assim, o presente artigo buscou respostas para a indagação central: Como as práticas investigativas oferecidas no curso de Pedagogia favorecem a formação para pesquisa? O aporte teórico que sustenta as discussões do tema em estudo foi sistematizado em André (2012, 2016), Demo (1996; 1994), Freire (1996), Ludke (2009, 2014), Moraes (1997),Veiga (1996, 2012), Zeichner (1998, 2011) que debatem sobre a temática pesquisa na formação de professores e na prática docente, e em André e Ludke (2012), Franco (2012), Gil (2009) que expressam conceitos relacionados a metodologia do presente trabalha. Para sistematização do diálogo do pesquisador com o objeto de investigação optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo Documental a partir de um Estudo de Caso: o curso de Pedagogia da UESPI - campus Antônio Giovanni Alves de Sousa. Fez-se a análise documental observando em que momentos a pesquisa, enquanto atitude investigativa na formação, apresentava-se no PCC de Pedagogia. Como dispositivos complementares utilizou-se a entrevista e o questionário. A pesquisa revelou que ainda tem-se muito a avançar na sistematização e articulação das práticas investigativas no curso enquanto momento formativo capaz de desenvolver conhecimentos e habilidades necessários à docência principalmente em relação ao curso de Pedagogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.