Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO INTEGRADO, TRABALHO, CIDADANIA Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4013
    "inscrito_id" => 5643
    "titulo" => "ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Considerando que o Ensino Integral é uma das modalidades que está sendo vivenciado em algumas escolas hoje em dia no país e que este tem como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos, por meio do desenvolvimento intelectual, físico, social e cultural. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma Escola da rede publica a qual dispõe do Ensino na modalidade Integral. Este trabalho teve como intuito analisar a perspectiva dos alunos como é o ensino integral nesta escola, e se obtém rendimentos com esta nova modalidade de ensino de forma que o mesmo venha dinamizar e contribuir para a prática educacional, possibilitando aos discentes identificar situações do dia a dia, que tenham foco profissional e observem de forma crítica e investigativa futuras possibilidades de trabalho. Para tanto, foi aplicado um questionário para análise de experiências e vivências dos alunos nesta escola de tempo integral, participaram da pesquisa 57 alunos que estão regularmente matriculados no Ensino Médio na modalidade Integral, sendo 17 do 1° ano, 24 do 2° ano e 17 do 3° ano. Para coletar as informações foi elaborado um questionário contendo cinco questões objetivas. Os resultados obtidos foram tabulados na forma de gráficos. Como resultado obtivemos que esta nova modalidade de ensino funciona há 2 anos nesta instituição, e também que a grade curricular sofreu alterações no que diz respeito a inserção de novas disciplinas, a mudança  de horário, dentre outras modificações. Portanto este novo ensino integrado e a ampliação do espaço escolar tem proporcionado aos estudantes um rendimento escolar maior, novas oportunidades de compartilhar ideias e adquirir conhecimentos. As escolas estão buscando uma educação de qualidade e para todos, e estão cada vez mais empenhadas, procurando melhorias para o ensino talvez a escola em tempo integral seja uma porta para este sucesso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO INTEGRADO, TRABALHO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID5643_16102017154228.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36770
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4013
    "inscrito_id" => 5643
    "titulo" => "ENSINO INTEGRAL: MELHORIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Considerando que o Ensino Integral é uma das modalidades que está sendo vivenciado em algumas escolas hoje em dia no país e que este tem como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos, por meio do desenvolvimento intelectual, físico, social e cultural. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma Escola da rede publica a qual dispõe do Ensino na modalidade Integral. Este trabalho teve como intuito analisar a perspectiva dos alunos como é o ensino integral nesta escola, e se obtém rendimentos com esta nova modalidade de ensino de forma que o mesmo venha dinamizar e contribuir para a prática educacional, possibilitando aos discentes identificar situações do dia a dia, que tenham foco profissional e observem de forma crítica e investigativa futuras possibilidades de trabalho. Para tanto, foi aplicado um questionário para análise de experiências e vivências dos alunos nesta escola de tempo integral, participaram da pesquisa 57 alunos que estão regularmente matriculados no Ensino Médio na modalidade Integral, sendo 17 do 1° ano, 24 do 2° ano e 17 do 3° ano. Para coletar as informações foi elaborado um questionário contendo cinco questões objetivas. Os resultados obtidos foram tabulados na forma de gráficos. Como resultado obtivemos que esta nova modalidade de ensino funciona há 2 anos nesta instituição, e também que a grade curricular sofreu alterações no que diz respeito a inserção de novas disciplinas, a mudança  de horário, dentre outras modificações. Portanto este novo ensino integrado e a ampliação do espaço escolar tem proporcionado aos estudantes um rendimento escolar maior, novas oportunidades de compartilhar ideias e adquirir conhecimentos. As escolas estão buscando uma educação de qualidade e para todos, e estão cada vez mais empenhadas, procurando melhorias para o ensino talvez a escola em tempo integral seja uma porta para este sucesso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO INTEGRADO, TRABALHO, CIDADANIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID5643_16102017154228.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando que o Ensino Integral é uma das modalidades que está sendo vivenciado em algumas escolas hoje em dia no país e que este tem como objetivo o desenvolvimento integral dos alunos, por meio do desenvolvimento intelectual, físico, social e cultural. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma Escola da rede publica a qual dispõe do Ensino na modalidade Integral. Este trabalho teve como intuito analisar a perspectiva dos alunos como é o ensino integral nesta escola, e se obtém rendimentos com esta nova modalidade de ensino de forma que o mesmo venha dinamizar e contribuir para a prática educacional, possibilitando aos discentes identificar situações do dia a dia, que tenham foco profissional e observem de forma crítica e investigativa futuras possibilidades de trabalho. Para tanto, foi aplicado um questionário para análise de experiências e vivências dos alunos nesta escola de tempo integral, participaram da pesquisa 57 alunos que estão regularmente matriculados no Ensino Médio na modalidade Integral, sendo 17 do 1° ano, 24 do 2° ano e 17 do 3° ano. Para coletar as informações foi elaborado um questionário contendo cinco questões objetivas. Os resultados obtidos foram tabulados na forma de gráficos. Como resultado obtivemos que esta nova modalidade de ensino funciona há 2 anos nesta instituição, e também que a grade curricular sofreu alterações no que diz respeito a inserção de novas disciplinas, a mudança de horário, dentre outras modificações. Portanto este novo ensino integrado e a ampliação do espaço escolar tem proporcionado aos estudantes um rendimento escolar maior, novas oportunidades de compartilhar ideias e adquirir conhecimentos. As escolas estão buscando uma educação de qualidade e para todos, e estão cada vez mais empenhadas, procurando melhorias para o ensino talvez a escola em tempo integral seja uma porta para este sucesso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.