Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes.