Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO

Palavra-chaves: QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37281
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1843
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO"
    "resumo" => "Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID272_11092017132644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37281
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1843
    "inscrito_id" => 272
    "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO"
    "resumo" => "Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID272_11092017132644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE"
    "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.