JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37281 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO" "resumo" => "Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID272_11092017132644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37281 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1843 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO: FERRAMENTA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO" "resumo" => "Hoje, a Química tem grande importância em nossas vidas e o ensino dessa ciência dentro do processo educativo, deve está pautado em ações metodológicas que busquem desenvolver no corpo discente o gosto pelo estudo da Química. Uma das estratégias que vem sendo adotada para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem de ciências é o uso de práticas pedagógicas que façam uso dos jogos didáticos. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do jogo didático tabuleiro químico na área da Química orgânica, para uma turma do 3° ano médio do turno manhã da E.E.E.F.M. Solon de Lucena, localizada no município de Campina Grande-PB. Nosso trabalho é baseado em um estudo de caso de abordagem qualitativa e como procedimento técnico uma pesquisa – ação. Utilizou como instrumento de coleta de dados o jogo didático tabuleiro químico. A amostra desta pesquisa é composta por 25 estudantes da turma supracitada, tendo sob o prisma integrar o jogo de tabuleiro químico ao conteúdo de hidrocarbonetos da Química orgânica, ministrado em sala de aula. Os resultados evidenciaram uma evolução na aprendizagem dos alunos, mostrando desta forma a eficácia do jogo didático aliado ao conteúdo trabalhado. Concluímos que com a utilização do jogo houve um maior desenvolvimento do corpo discente na aquisição de conhecimentos, o que tornaram as aulas mais atrativas e os conteúdos mais simples de serem entendidos, uma vez que, observou-se a significativa evolução na aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA, JOGO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID272_11092017132644.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE NÓBREGA CATÃO" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone_catao@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }