DESVELANDO ATITUDES DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36433 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3007 "inscrito_id" => 6932 "titulo" => "DESVELANDO ATITUDES DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => """ Resumo\r\n O objetivo deste artigo é apreciar os resultados de uma experiência didática cuja meta foi desvelar atitudes de promoção à saúde envolvendo estudantes da 1ª série do ensino médio num processo de educação para a saúde enfatizando aspectos relacionados à nutrição tais como, preferência alimentar da juventude, prevenção de doenças e atenção à saúde. Nossa pretensão foi inserir estudantes do ensino médio num espaço de reflexão e num processo de alfabetização científica primando pelo protagonismo juvenil voltado para aspectos da promoção e atenção à saúde na juventude. Foi desenvolvido o projeto de intervenção pedagógica, intitulado Desvelando atitudes de promoção à saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no período de maio a outubro de 2016, em duas turmas da primeira série do ensino médio, a 1ª Série B e a 1ª Série C, totalizando 72 estudantes. A proposta pedagógica teve como âncora o componente curricular Biologia articulado à parte diversificada Projeto e Pesquisa. Contou com a coparticipação de licenciandas bolsistas do Subprojeto de Biologia PIBID/UEPB/CAPES. A intervenção pedagógica foi constituída em três grandes momentos caracterizados pela elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo a temática Educação para a Saúde; pela execução do projeto elaborado; e pela socialização do conhecimento construído à comunidade escolar na IV Semana Científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio, no ano letivo 2016. O referencial teórico foi baseado em Westphal (2009); Sícoli (2003); Coll (2002); Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2007); Freire (2008); Krasilchik e Marandino (2007) e alguns documentos oficiais. A experiência didática representou uma maneira de promover a alfabetização científica no ensino médio de modo que os estudantes se motivassem para produzir conhecimentos e fazer ciência. Acreditamos que um trabalho envolvendo a educação para a saúde na educação básica, especificando o ensino médio, é uma atitude necessária e indispensável para alicerçar nossa juventude de conceitos e atitudes necessárias a participação social rumo à promoção da saúde. Percebemos que os estudantes adentraram num processo de construção do conhecimento à luz da alfabetização científica com muita responsabilidade, motivação e vontade. Enfim, observamos que os mesmos superaram muitas dificuldades de ordem cognitiva, procedimental, atitudinal e emocional e assumiram a postura de autores da sua aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE., ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, PROMOÇÃO À SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6932_01102017232854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36433 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3007 "inscrito_id" => 6932 "titulo" => "DESVELANDO ATITUDES DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => """ Resumo\r\n O objetivo deste artigo é apreciar os resultados de uma experiência didática cuja meta foi desvelar atitudes de promoção à saúde envolvendo estudantes da 1ª série do ensino médio num processo de educação para a saúde enfatizando aspectos relacionados à nutrição tais como, preferência alimentar da juventude, prevenção de doenças e atenção à saúde. Nossa pretensão foi inserir estudantes do ensino médio num espaço de reflexão e num processo de alfabetização científica primando pelo protagonismo juvenil voltado para aspectos da promoção e atenção à saúde na juventude. Foi desenvolvido o projeto de intervenção pedagógica, intitulado Desvelando atitudes de promoção à saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no período de maio a outubro de 2016, em duas turmas da primeira série do ensino médio, a 1ª Série B e a 1ª Série C, totalizando 72 estudantes. A proposta pedagógica teve como âncora o componente curricular Biologia articulado à parte diversificada Projeto e Pesquisa. Contou com a coparticipação de licenciandas bolsistas do Subprojeto de Biologia PIBID/UEPB/CAPES. A intervenção pedagógica foi constituída em três grandes momentos caracterizados pela elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo a temática Educação para a Saúde; pela execução do projeto elaborado; e pela socialização do conhecimento construído à comunidade escolar na IV Semana Científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio, no ano letivo 2016. O referencial teórico foi baseado em Westphal (2009); Sícoli (2003); Coll (2002); Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2007); Freire (2008); Krasilchik e Marandino (2007) e alguns documentos oficiais. A experiência didática representou uma maneira de promover a alfabetização científica no ensino médio de modo que os estudantes se motivassem para produzir conhecimentos e fazer ciência. Acreditamos que um trabalho envolvendo a educação para a saúde na educação básica, especificando o ensino médio, é uma atitude necessária e indispensável para alicerçar nossa juventude de conceitos e atitudes necessárias a participação social rumo à promoção da saúde. Percebemos que os estudantes adentraram num processo de construção do conhecimento à luz da alfabetização científica com muita responsabilidade, motivação e vontade. Enfim, observamos que os mesmos superaram muitas dificuldades de ordem cognitiva, procedimental, atitudinal e emocional e assumiram a postura de autores da sua aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE., ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, PROMOÇÃO À SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID6932_01102017232854.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "EVANIZE" "autor_email" => "nizecr@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }