Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESVELANDO ATITUDES DE PROMOÇÃO À SAÚDE NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE., ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, PROMOÇÃO À SAÚDE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      O objetivo deste artigo é apreciar os resultados de uma experiência didática cuja meta foi desvelar atitudes de promoção à saúde envolvendo estudantes da 1ª série do ensino médio num processo de educação para a saúde enfatizando aspectos relacionados à nutrição tais como, preferência alimentar da juventude, prevenção de doenças e atenção à saúde. Nossa pretensão foi inserir estudantes do ensino médio num espaço de reflexão e num processo de alfabetização científica primando pelo protagonismo juvenil voltado para aspectos da promoção e atenção à saúde na juventude. Foi desenvolvido o projeto de intervenção pedagógica, intitulado Desvelando atitudes de promoção à saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no período de maio a outubro de 2016, em duas turmas da primeira série do ensino médio, a 1ª Série B e a 1ª Série C, totalizando 72 estudantes. A proposta pedagógica teve como âncora o componente curricular Biologia articulado à parte diversificada Projeto e Pesquisa. Contou com a coparticipação de licenciandas bolsistas do Subprojeto de Biologia PIBID/UEPB/CAPES. A intervenção pedagógica foi constituída em três grandes momentos caracterizados pela elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo a temática Educação para a Saúde; pela execução do projeto elaborado; e pela socialização do conhecimento construído à comunidade escolar na IV Semana Científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio, no ano letivo 2016. O referencial teórico foi baseado em  Westphal (2009);  Sícoli (2003); Coll (2002); Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2007); Freire (2008); Krasilchik e Marandino (2007) e alguns documentos oficiais. A experiência didática representou uma maneira de promover a alfabetização científica no ensino médio de modo que os estudantes se motivassem para produzir conhecimentos e fazer ciência. Acreditamos que um trabalho envolvendo a educação para a saúde na educação básica, especificando o ensino médio, é uma atitude necessária e indispensável para alicerçar nossa juventude de conceitos e atitudes necessárias a participação social rumo à promoção da saúde. Percebemos que os estudantes adentraram num processo de construção do conhecimento à luz da alfabetização científica com muita responsabilidade, motivação e vontade. Enfim, observamos que os mesmos superaram muitas dificuldades de ordem cognitiva, procedimental, atitudinal e emocional e assumiram a postura de autores da sua aprendizagem.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é apreciar os resultados de uma experiência didática cuja meta foi desvelar atitudes de promoção à saúde envolvendo estudantes da 1ª série do ensino médio num processo de educação para a saúde enfatizando aspectos relacionados à nutrição tais como, preferência alimentar da juventude, prevenção de doenças e atenção à saúde. Nossa pretensão foi inserir estudantes do ensino médio num espaço de reflexão e num processo de alfabetização científica primando pelo protagonismo juvenil voltado para aspectos da promoção e atenção à saúde na juventude. Foi desenvolvido o projeto de intervenção pedagógica, intitulado Desvelando atitudes de promoção à saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, no período de maio a outubro de 2016, em duas turmas da primeira série do ensino médio, a 1ª Série B e a 1ª Série C, totalizando 72 estudantes. A proposta pedagógica teve como âncora o componente curricular Biologia articulado à parte diversificada Projeto e Pesquisa. Contou com a coparticipação de licenciandas bolsistas do Subprojeto de Biologia PIBID/UEPB/CAPES. A intervenção pedagógica foi constituída em três grandes momentos caracterizados pela elaboração de um projeto de pesquisa envolvendo a temática Educação para a Saúde; pela execução do projeto elaborado; e pela socialização do conhecimento construído à comunidade escolar na IV Semana Científica: vivências da prática da pesquisa no ensino médio, no ano letivo 2016. O referencial teórico foi baseado em Westphal (2009); Sícoli (2003); Coll (2002); Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2007); Freire (2008); Krasilchik e Marandino (2007) e alguns documentos oficiais. A experiência didática representou uma maneira de promover a alfabetização científica no ensino médio de modo que os estudantes se motivassem para produzir conhecimentos e fazer ciência. Acreditamos que um trabalho envolvendo a educação para a saúde na educação básica, especificando o ensino médio, é uma atitude necessária e indispensável para alicerçar nossa juventude de conceitos e atitudes necessárias a participação social rumo à promoção da saúde. Percebemos que os estudantes adentraram num processo de construção do conhecimento à luz da alfabetização científica com muita responsabilidade, motivação e vontade. Enfim, observamos que os mesmos superaram muitas dificuldades de ordem cognitiva, procedimental, atitudinal e emocional e assumiram a postura de autores da sua aprendizagem.

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