PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A INTENCIONALIDADE DO ATO DE ENSINAR BASEADO NA TAXONOMIA DE BLOOM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38231 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 925 "inscrito_id" => 942 "titulo" => "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A INTENCIONALIDADE DO ATO DE ENSINAR BASEADO NA TAXONOMIA DE BLOOM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma breve explanação sobre a intencionalidade do ato de ensinar baseado na taxonomia de Bloom, que subsidiará um dos capítulos da dissertação de mestrado que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) parceria UERN/UFERSA/IFRN. Iniciamos o estudo enfatizando a necessidade do ato de planejar em todas as áreas da vida do ser humano e seguimos no intuito de fomentar através do planejamento pedagógico a reflexão sobre a essencialidade dos objetivos pré-definidos como meio de efetivar a aprendizagem. A metodologia partiu de considerações acerca do planejamento a partir de autores como Libâneo (2002) e Gandin (2008). Mais adiante levantamos o estado da arte existente sobre a Taxonomia de Bloom e planejamento, encontrando 19 artigos na base de periódicos do Google acadêmico, dentre os quais 5 artigos referem-se ao meio educacional. Os artigos foram catalogados através de autor/título/ano e palavras-chave. Como resultado dos artigos levantados ressaltamos sua contribuição para a prática pedagógica e a imprescindibilidade da definição de objetivos educacionais como pressuposto para o desenvolvimento de uma aula eficiente e eficaz. Compreendemos também que os estudos apesar de serem direcionados a diferentes áreas de ensino, ambos buscam desenvolver estruturas essenciais da aquisição de conhecimentos envolvendo distintos graus de complexidade do aprendizado. Dessa maneira percebemos que todos os trabalhos enfatizam o ensino não apenas a transmissão do já conhecido, mas o processo que leva à capacidade de observação e de reflexão crítica. Concluímos que o docente deve buscar excelência no ensino, assim como o aluno em aquisição de conhecimento com autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ENSINO, TAXONOMIA DE BLOOM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID942_07092017153517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES" "autor_nome_curto" => "SAMIA SOARES" "autor_email" => "sa_magaly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38231 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 925 "inscrito_id" => 942 "titulo" => "PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A INTENCIONALIDADE DO ATO DE ENSINAR BASEADO NA TAXONOMIA DE BLOOM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma breve explanação sobre a intencionalidade do ato de ensinar baseado na taxonomia de Bloom, que subsidiará um dos capítulos da dissertação de mestrado que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) parceria UERN/UFERSA/IFRN. Iniciamos o estudo enfatizando a necessidade do ato de planejar em todas as áreas da vida do ser humano e seguimos no intuito de fomentar através do planejamento pedagógico a reflexão sobre a essencialidade dos objetivos pré-definidos como meio de efetivar a aprendizagem. A metodologia partiu de considerações acerca do planejamento a partir de autores como Libâneo (2002) e Gandin (2008). Mais adiante levantamos o estado da arte existente sobre a Taxonomia de Bloom e planejamento, encontrando 19 artigos na base de periódicos do Google acadêmico, dentre os quais 5 artigos referem-se ao meio educacional. Os artigos foram catalogados através de autor/título/ano e palavras-chave. Como resultado dos artigos levantados ressaltamos sua contribuição para a prática pedagógica e a imprescindibilidade da definição de objetivos educacionais como pressuposto para o desenvolvimento de uma aula eficiente e eficaz. Compreendemos também que os estudos apesar de serem direcionados a diferentes áreas de ensino, ambos buscam desenvolver estruturas essenciais da aquisição de conhecimentos envolvendo distintos graus de complexidade do aprendizado. Dessa maneira percebemos que todos os trabalhos enfatizam o ensino não apenas a transmissão do já conhecido, mas o processo que leva à capacidade de observação e de reflexão crítica. Concluímos que o docente deve buscar excelência no ensino, assim como o aluno em aquisição de conhecimento com autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ENSINO, TAXONOMIA DE BLOOM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID942_07092017153517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIA MAGALY LIMA DE MEDEIROS SOARES" "autor_nome_curto" => "SAMIA SOARES" "autor_email" => "sa_magaly@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }