Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS

Palavra-chaves: NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS, JOGOS MATEMÁTICOS, PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar os jogos matemáticos, na busca por alternativas metodológicas para um melhor entendimento das operações envolvendo os números Inteiros Relativos. Para isso, foi vivenciado o jogo Subindo e Escorregando, que tratou desse conteúdo em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo teve como campo de pesquisa uma escola da rede pública da rede estadual e envolveu trinta e dois estudantes. A metodologia utilizada no estudo teve uma abordagem quantitativa, qualitativa de forma exploratória descritiva. A coleta de dados se deu por observação, registro das jogadas e aplicação de um questionário contendo 10 (dez) perguntas referentes ao jogo aplicado. Nas análises dos dados foi possível perceber, que o jogo promoveu participação, interação, colaboração, curiosidade e proximidade com o conteúdo abordado. A maioria dos alunos conseguiu distinguir os números positivos, dos negativos, compreender sua localização na reta, bem como realizar a operação de adição com os números inteiros. Foi observado também, que os erros cometidos no questionário investigativo foram provenientes de má interpretação da questão. Os resultados se apresentaram como satisfatórios, a partir do momento em que pode ser constatado que os jogos matemáticos se caracterizam como importantes ferramentas para o ensino dos Números Inteiros Relativos e abrem novas perspectivas, não apenas por facilitar o trabalho do professor na sala de aula, mas, por ser um recurso que promove a compreensão do que está sendo ensinado e servindo de importante instrumento de avaliação do desempenho do estudante.

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