O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37605 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 8418 "titulo" => "O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8418_05102017000656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA NOGUEIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "IVANILZA - UFCG" "autor_email" => "ivanilzanog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37605 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3100 "inscrito_id" => 8418 "titulo" => "O DESAFIO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n Este trabalho trata de uma investigação dos métodos de avaliação aplicados no processo de ensino aprendizagem em Química nas escolas públicas e privadas da cidade de Cajazeiras-PB. A temática apresentada aborda os métodos de avaliação da aprendizagem escolar utilizados pelos docentes do Ensino Médio e a concepção de professores e alunos sobre os instrumentos utilizados na construção da aprendizagem. Utilizou-se como referenciais artigos e livros de autores muito reconhecidos como Luckesi, Perrenoud, Hoffman, Mizukami, entre outros. Os dados foram colhidos através de um Formulário de Pesquisa para os docentes e uma Mesa Redonda com os discentes do Ensino Médio de escolas da rede estadual, federal e privada de ensino da cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba, no intuito de averiguar suas concepções a respeito da importância do processo avaliativo bem como a finalidade e utilização no ensino de Química. O presente estudo favorece o entendimento sobre as práticas avaliativas e a importância destas no ensino de Química. Percebe-se que os instrumentos/métodos de avaliação da aprendizagem desenvolvidos e utilizados pelos docentes não são bem aceitos pelos discentes, mas a maioria deles não soube indicar outros instrumentos de avaliação, já que é papel do professor planejar avaliações que possam ser eficientes e adequadas ao objetivo proposto. Os resultados obtidos revelaram que as práticas avaliativas ainda é conservadora quando, alguns docentes, se referem à avaliação como uma forma de atribuir nota. Diante das discussões foi possível detectar as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes quanto pelos discentes, os quais destacam a interpretação das questões e os cálculos matemáticos como maiores obstáculos para o aluno obter êxito nas avaliações. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INVESTIGAÇÃO, MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8418_05102017000656.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA NOGUEIRA DA SILVA " "autor_nome_curto" => "IVANILZA - UFCG" "autor_email" => "ivanilzanog@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }