Nesse artigo propõe-se analisar a formação de professores da educação infantil, no campo da psicomotricidade e como objetivos específicos conceituar a psicomotricidade na educação infantil, conhecer a percepção dos professores sobre o termo Psicomotricidade e identificar as capacitações realizadas pelos educadores infantis. O tema deste estudo nasceu nos debates e discussão sobre formação de professores no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Formação Docente, Educação Inclusiva, Ensino de Línguas e Literatura nas Relações Sócio-Políticas do Campo (GPEL), bem como nas atividades realizadas em monitorias e estágios supervisionados em Creches e Pré-escola da rede municipal de ensino, no Curso de Educação Física da Unidade descentralizada da URCA, Iguatu-Ceará. Esta é uma pesquisa qualitativa e de campo, a coleta de dados aconteceu com a aplicação de questionários aos sujeitos e visita in loco permitindo a observação das atitudes dos educadores envolvidos no processo. Para o cumprimento dos objetivos propostos no presente trabalho teve como proposta metodológica a pesquisa do tipo explicativa e descritiva, com abordagem qualitativa. Os achados demostram que a psicomotricidade enquanto conhecimento na formação de professores e, consequentemente como prática pedagógica, facilita o desenvolvimento da criança e aquisição de habilidades que facilitarão as aprendizagens escolares, todavia ainda não está presente na formação de professores. Pode-se concluir que na prática os professores sabem como trabalhar, porém, no campo teórico da psicomotricidade a capacitação necessita ser ampliada.