ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP): ENTRE O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL E REAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38908 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1170 "inscrito_id" => 2113 "titulo" => "ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP): ENTRE O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL E REAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "resumo" => "A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, é nesse intervalo que a criança atravessa o caminho, aperfeiçoando suas habilidades potenciais em reais consolidadas, tornando-a capaz de realizar tarefas sozinhas de maneira autônoma, para isso é necessário a ajuda de um adulto, ou até mesmo de uma criança que tenha mais experiência. O presente trabalho retrata a importância da aprendizagem cooperativa, que consiste em um conjunto de práticas de ensino, em que os educandos trabalham em grupos e se ajudam mutuamente, buscando resolver problemas facilitando a compreensão de determinado assunto. Este estudo tem como objetivo investigar acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e entender como a aprendizagem cooperativa pode estar ajudando nesse processo de desenvolvimento, como também realçar a importância do educador nesse processo de ensino e aprendizagem, por sua vez tem o papel de transformar o nível potencial em real, para isso, deve planejar suas atividades pedagógicas, afim de criar o espaço e a disponibilidade para que todos se conheçam mutuamente e comecem a se interessar uns pelos outros, visando uma troca de conhecimentos. Sua construção é fruto das inquietações e experiências produzidas na disciplina Psicologia II: Ensino e Aprendizagem, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) Polo Apodi-RN. Vale salientar que a metodologia adotada neste estudo está orientada pela abordagem referencial teórica, respaldando-se nas ideias de autores como, Vygotsky (1978; 1998;1984;1987), Baudrit (2009), Vidal (2007), Duran (2003), Valsiner (1991), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, DESENVOLVIMENTO REAL, APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2113_09092017150408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÍLIA GALGANE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "TÍLIA" "autor_email" => "tiliapodi@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38908 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1170 "inscrito_id" => 2113 "titulo" => "ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP): ENTRE O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL E REAL E APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "resumo" => "A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), é a distância entre o nível de desenvolvimento potencial e o nível de desenvolvimento real, é nesse intervalo que a criança atravessa o caminho, aperfeiçoando suas habilidades potenciais em reais consolidadas, tornando-a capaz de realizar tarefas sozinhas de maneira autônoma, para isso é necessário a ajuda de um adulto, ou até mesmo de uma criança que tenha mais experiência. O presente trabalho retrata a importância da aprendizagem cooperativa, que consiste em um conjunto de práticas de ensino, em que os educandos trabalham em grupos e se ajudam mutuamente, buscando resolver problemas facilitando a compreensão de determinado assunto. Este estudo tem como objetivo investigar acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e entender como a aprendizagem cooperativa pode estar ajudando nesse processo de desenvolvimento, como também realçar a importância do educador nesse processo de ensino e aprendizagem, por sua vez tem o papel de transformar o nível potencial em real, para isso, deve planejar suas atividades pedagógicas, afim de criar o espaço e a disponibilidade para que todos se conheçam mutuamente e comecem a se interessar uns pelos outros, visando uma troca de conhecimentos. Sua construção é fruto das inquietações e experiências produzidas na disciplina Psicologia II: Ensino e Aprendizagem, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP) Polo Apodi-RN. Vale salientar que a metodologia adotada neste estudo está orientada pela abordagem referencial teórica, respaldando-se nas ideias de autores como, Vygotsky (1978; 1998;1984;1987), Baudrit (2009), Vidal (2007), Duran (2003), Valsiner (1991), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, DESENVOLVIMENTO REAL, APRENDIZAGEM COOPERATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2113_09092017150408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÍLIA GALGANE DE OLIVEIRA FREIRE" "autor_nome_curto" => "TÍLIA" "autor_email" => "tiliapodi@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }