Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE DILEMAS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: EJA, SUJEITOS DA EJA, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38130
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 8672
    "titulo" => """
      OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE\r\n
      DILEMAS E PERSPECTIVAS
      """
    "resumo" => """
      Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento\r\n
      de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a\r\n
      formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os\r\n
      gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de\r\n
      abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8\r\n
      pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto\r\n
      sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos\r\n
      teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil\r\n
      (1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002,\r\n
      2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha\r\n
      nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina\r\n
      para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por\r\n
      uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos\r\n
      problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de\r\n
      modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de\r\n
      sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, SUJEITOS DA EJA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8672_17102017112958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DAVINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA DAVINA"
    "autor_email" => "adrianared3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38130
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4834
    "inscrito_id" => 8672
    "titulo" => """
      OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE\r\n
      DILEMAS E PERSPECTIVAS
      """
    "resumo" => """
      Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento\r\n
      de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a\r\n
      formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os\r\n
      gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de\r\n
      abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8\r\n
      pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto\r\n
      sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos\r\n
      teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil\r\n
      (1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002,\r\n
      2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha\r\n
      nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina\r\n
      para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por\r\n
      uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos\r\n
      problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de\r\n
      modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de\r\n
      sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EJA, SUJEITOS DA EJA, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8672_17102017112958.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DAVINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA DAVINA"
    "autor_email" => "adrianared3@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8 pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil (1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002, 2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.