OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE
DILEMAS E PERSPECTIVAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38130 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 8672 "titulo" => """ OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE\r\n DILEMAS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento\r\n de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a\r\n formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os\r\n gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de\r\n abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8\r\n pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto\r\n sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos\r\n teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil\r\n (1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002,\r\n 2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha\r\n nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina\r\n para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por\r\n uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos\r\n problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de\r\n modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de\r\n sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, SUJEITOS DA EJA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8672_17102017112958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DAVINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA DAVINA" "autor_email" => "adrianared3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38130 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4834 "inscrito_id" => 8672 "titulo" => """ OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE\r\n DILEMAS E PERSPECTIVAS """ "resumo" => """ Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento\r\n de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a\r\n formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os\r\n gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de\r\n abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8\r\n pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto\r\n sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos\r\n teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil\r\n (1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002,\r\n 2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha\r\n nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina\r\n para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por\r\n uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos\r\n problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de\r\n modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de\r\n sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, SUJEITOS DA EJA, FORMAÇÃO CONTINUADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8672_17102017112958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DAVINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA DAVINA" "autor_email" => "adrianared3@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }