Este estudo objetivou compreender como se efetiva o funcionamento do I Segmento
de ensino, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de que maneira a
formação do professor contribui para a prática de sala de aula para alunos, professores e os
gestores de escolas públicas do município da Paraíba pesquisadas. Optou-se pela pesquisa de
abordagem qualitativa com a aplicação de questionário semi- estruturado, para um total de 8
pessoas, sendo: 3 alunos, 3 professores e 2 gestores, na faixa etária de 18 a 56 anos, enquanto
sujeitos da EJA, que estudam e trabalham na modalidade de ensino da EJA. Os pressupostos
teóricos que orientam a análise são baseados nas teorias propostas por Barcelos (2010); Brasil
(1996, 2000); Delors (2010); Moura (2007); Ribeiro (2002); Silva (1991); Soares (2002,
2005) entre outros. O resultado das análises nos permite afirmar que: não existem escolha
nem formação específica, por parte do professor para lecionar na EJA. O professor ensina
para preencher carga horária, para iniciar suas atividades da docência, ou seja, ele atua por
uma necessidade. O gestor quando tem no turno da noite, às vezes, facilita na diminuição dos
problemas do aluno quando surgem, mas nem sempre tem gestor no turno da EJA. O aluno de
modo geral, tem dois grandes problemas: dificuldade de acompanhar o desenvolvimento de
sua aprendizagem e a evasão escolar, por motivo do cansaço provocado pelo trabalho.