FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37021 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4559 "inscrito_id" => 1584 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "resumo" => "As inovações tecnológicas desencadeiam a necessidade de integrar os recursos tecnológicos no processo de formação humana, tanto na formação acadêmica quanto na profissional, visto que tais mudanças refletem diretamente na vida dos indivíduos. Desse modo, a inserção das tecnologias na educação, requer transformações no currículo das instituições dos cursos de licenciatura e consequentemente na formação do professor, para que o processo de produção e desenvolvimento do conhecimento possa contribuir na valorização e fortalecimento da educação, autonomia, modificações das práticas pedagógicas do professor e ser direcionado ao ensino e aprendizagem dos alunos. Para cumprir o seu papel é necessário que o professor tenha o domínio técnico e pedagógico das tecnologias digitais. Entretanto, para chegar a este domínio o caminho é longo, ocorrendo entre outros nos espaços de formação, tanto inicial quanto continuada, requerendo tempo e investimento na formação deste professor para que sejam colhidos resultados verdadeiramente efetivos em sala de aula. O professor precisa receber o apoio da instituição, da sociedade e dos alunos além de uma formação sólida para sentir-se seguro ao desempenhar sua tarefa. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo investigar a inserção das tecnologias no currículo do curso de Física a partir da análise da matriz curricular deste curso. Averiguamos a existência de disciplinas que auxiliam na formação de um professor capaz de aproveitar o potencial pedagógico das TICs. Considerando a importância desse campo de estudo, analisamos a matriz curricular das disciplinas ofertadas pelo curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) identificando aquelas disciplinas voltadas ao uso pedagógico das TICs, bem como consideramos o discurso de alunas egressas do curso. A partir dos resultados, constatamos a pouca integração das tecnologias com as disciplinas desta graduação. E sugerimos providências imediatas, pois a sociedade necessita dessas mudanças e é dever dos cursos de formação auxiliarem na boa preparação dos profissionais que disponibilizam para o mercado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1584_16102017224642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANY DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "ELISIANY" "autor_email" => "elisianybrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37021 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4559 "inscrito_id" => 1584 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "resumo" => "As inovações tecnológicas desencadeiam a necessidade de integrar os recursos tecnológicos no processo de formação humana, tanto na formação acadêmica quanto na profissional, visto que tais mudanças refletem diretamente na vida dos indivíduos. Desse modo, a inserção das tecnologias na educação, requer transformações no currículo das instituições dos cursos de licenciatura e consequentemente na formação do professor, para que o processo de produção e desenvolvimento do conhecimento possa contribuir na valorização e fortalecimento da educação, autonomia, modificações das práticas pedagógicas do professor e ser direcionado ao ensino e aprendizagem dos alunos. Para cumprir o seu papel é necessário que o professor tenha o domínio técnico e pedagógico das tecnologias digitais. Entretanto, para chegar a este domínio o caminho é longo, ocorrendo entre outros nos espaços de formação, tanto inicial quanto continuada, requerendo tempo e investimento na formação deste professor para que sejam colhidos resultados verdadeiramente efetivos em sala de aula. O professor precisa receber o apoio da instituição, da sociedade e dos alunos além de uma formação sólida para sentir-se seguro ao desempenhar sua tarefa. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo investigar a inserção das tecnologias no currículo do curso de Física a partir da análise da matriz curricular deste curso. Averiguamos a existência de disciplinas que auxiliam na formação de um professor capaz de aproveitar o potencial pedagógico das TICs. Considerando a importância desse campo de estudo, analisamos a matriz curricular das disciplinas ofertadas pelo curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) identificando aquelas disciplinas voltadas ao uso pedagógico das TICs, bem como consideramos o discurso de alunas egressas do curso. A partir dos resultados, constatamos a pouca integração das tecnologias com as disciplinas desta graduação. E sugerimos providências imediatas, pois a sociedade necessita dessas mudanças e é dever dos cursos de formação auxiliarem na boa preparação dos profissionais que disponibilizam para o mercado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1584_16102017224642.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANY DOS SANTOS BRITO" "autor_nome_curto" => "ELISIANY" "autor_email" => "elisianybrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }