Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA NA PRATICA COM O P (PI)

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO, ESPERIENCIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38802
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA NA PRATICA COM O P (PI)"
    "resumo" => """
      Esse trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no distrito de catolé de Boa Vista, na zona rural de Campina Grande-PB, por alunos de uma turma do 7º ano, do turno manhã do ano de 2017 e teve por finalidade propor uma forma diferenciada de ensino sobre o conjunto dos números irracionais.\r\n
      De acordo com TOLEDO (1997);\r\n
      ...,os professores de matemática e mesmo os livros didáticos indicam uma nova unidade pela etapa da representação: em primeiro lugar, vem a definição (representação formal do conceito)...(TOLEDO e TOLEDO, 1997, p.37).\r\n
      Assim, segundo o autor, o ensino deve passar pela aplicação cotidiana e pela experimentação. Essa experiência teve a participação dos professores Alécio, Thais e Valdson, contribuindo e acompanhando o processo de elaboração e desenvolvimento das atividades. Observamos as dificuldades encontradas e atribuindo esse fato, especialmente a carência de recursos e a falta de tempo para preparar as aulas e a insuficiência em relação a esse e outros conteúdos optamos em aplicar essa experiência de uma forma em quem os alunos tivessem a oportunidade de literalmente colocarem a mão na massa e despertarem mais prazer em estudar Matemática. \r\n
      Os alunos foram instruídos a trazerem um objeto diferente dos demais na aula seguinte de forma que fosse circular, cada aluno deveria medir o comprimento da circunferência e o diâmetro do objeto, e em seguida calcular a razão e de simples foi se fazendo a mediação entre os valores numa tabela no quadro, lembrando que cada aluno tinha o seu nome anotado no quadro, como uma forma de valorizar o seu trabalho.\r\n
      Ao final, os alunos foram incentivados a realizar outras medidas em outros objetos como atividade de casa, a partir daí, usando as ferramentas que eles dispunham de tamanhos diferentes e verificarem se a relação entre o comprimento e o diâmetro de objetos circulares prevalecia.\r\n
      A utilização de materiais do cotidiano dos alunos serviu para constituir um método capaz de intermediar a aprendizagem, possibilitando a abstração dos conceitos e desenvolvendo o raciocínio dos alunos, caracterizando-se como um recurso capaz de amenizar a falta de entendimento deles em relação à Matemática.\r\n
      Com essa experiência, procurou-se vivenciar a realidade vivida na grande maioria das escolas publicas, pois no geral os conteúdos são avançados sem que os alunos tenham condições de formar conceitos ou entenderem como funcionam na pratica. \r\n
      A intenção foi de ampliar as ideias do conteúdo com ações concretas de aprendizagem, trazendo novas alternativas para trabalhar esse conteúdo em diferentes níveis de ensino, buscando para tanto, materiais concretos que auxiliam no processo de abstração de tais conceitos.\r\n
      Esse novo olhar, em relação ao ensino aprendizagem, deve torna a ciência prazerosa e criativa, permitindo assim, a participação dos alunos, a fim de proporcionar um aprendizado mais significativo.\r\n
      Palavras-Chave: Aprendizagem; Ensino; Esperienciação; Pratica; PI
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, ESPERIENCIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID101_21052017163607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON"
    "autor_email" => "hailtondiniz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38802
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 101
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA NA PRATICA COM O P (PI)"
    "resumo" => """
      Esse trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no distrito de catolé de Boa Vista, na zona rural de Campina Grande-PB, por alunos de uma turma do 7º ano, do turno manhã do ano de 2017 e teve por finalidade propor uma forma diferenciada de ensino sobre o conjunto dos números irracionais.\r\n
      De acordo com TOLEDO (1997);\r\n
      ...,os professores de matemática e mesmo os livros didáticos indicam uma nova unidade pela etapa da representação: em primeiro lugar, vem a definição (representação formal do conceito)...(TOLEDO e TOLEDO, 1997, p.37).\r\n
      Assim, segundo o autor, o ensino deve passar pela aplicação cotidiana e pela experimentação. Essa experiência teve a participação dos professores Alécio, Thais e Valdson, contribuindo e acompanhando o processo de elaboração e desenvolvimento das atividades. Observamos as dificuldades encontradas e atribuindo esse fato, especialmente a carência de recursos e a falta de tempo para preparar as aulas e a insuficiência em relação a esse e outros conteúdos optamos em aplicar essa experiência de uma forma em quem os alunos tivessem a oportunidade de literalmente colocarem a mão na massa e despertarem mais prazer em estudar Matemática. \r\n
      Os alunos foram instruídos a trazerem um objeto diferente dos demais na aula seguinte de forma que fosse circular, cada aluno deveria medir o comprimento da circunferência e o diâmetro do objeto, e em seguida calcular a razão e de simples foi se fazendo a mediação entre os valores numa tabela no quadro, lembrando que cada aluno tinha o seu nome anotado no quadro, como uma forma de valorizar o seu trabalho.\r\n
      Ao final, os alunos foram incentivados a realizar outras medidas em outros objetos como atividade de casa, a partir daí, usando as ferramentas que eles dispunham de tamanhos diferentes e verificarem se a relação entre o comprimento e o diâmetro de objetos circulares prevalecia.\r\n
      A utilização de materiais do cotidiano dos alunos serviu para constituir um método capaz de intermediar a aprendizagem, possibilitando a abstração dos conceitos e desenvolvendo o raciocínio dos alunos, caracterizando-se como um recurso capaz de amenizar a falta de entendimento deles em relação à Matemática.\r\n
      Com essa experiência, procurou-se vivenciar a realidade vivida na grande maioria das escolas publicas, pois no geral os conteúdos são avançados sem que os alunos tenham condições de formar conceitos ou entenderem como funcionam na pratica. \r\n
      A intenção foi de ampliar as ideias do conteúdo com ações concretas de aprendizagem, trazendo novas alternativas para trabalhar esse conteúdo em diferentes níveis de ensino, buscando para tanto, materiais concretos que auxiliam no processo de abstração de tais conceitos.\r\n
      Esse novo olhar, em relação ao ensino aprendizagem, deve torna a ciência prazerosa e criativa, permitindo assim, a participação dos alunos, a fim de proporcionar um aprendizado mais significativo.\r\n
      Palavras-Chave: Aprendizagem; Ensino; Esperienciação; Pratica; PI
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO, ESPERIENCIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID101_21052017163607.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AILTON DINIZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AILTON"
    "autor_email" => "hailtondiniz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no distrito de catolé de Boa Vista, na zona rural de Campina Grande-PB, por alunos de uma turma do 7º ano, do turno manhã do ano de 2017 e teve por finalidade propor uma forma diferenciada de ensino sobre o conjunto dos números irracionais. De acordo com TOLEDO (1997); ...,os professores de matemática e mesmo os livros didáticos indicam uma nova unidade pela etapa da representação: em primeiro lugar, vem a definição (representação formal do conceito)...(TOLEDO e TOLEDO, 1997, p.37). Assim, segundo o autor, o ensino deve passar pela aplicação cotidiana e pela experimentação. Essa experiência teve a participação dos professores Alécio, Thais e Valdson, contribuindo e acompanhando o processo de elaboração e desenvolvimento das atividades. Observamos as dificuldades encontradas e atribuindo esse fato, especialmente a carência de recursos e a falta de tempo para preparar as aulas e a insuficiência em relação a esse e outros conteúdos optamos em aplicar essa experiência de uma forma em quem os alunos tivessem a oportunidade de literalmente colocarem a mão na massa e despertarem mais prazer em estudar Matemática. Os alunos foram instruídos a trazerem um objeto diferente dos demais na aula seguinte de forma que fosse circular, cada aluno deveria medir o comprimento da circunferência e o diâmetro do objeto, e em seguida calcular a razão e de simples foi se fazendo a mediação entre os valores numa tabela no quadro, lembrando que cada aluno tinha o seu nome anotado no quadro, como uma forma de valorizar o seu trabalho. Ao final, os alunos foram incentivados a realizar outras medidas em outros objetos como atividade de casa, a partir daí, usando as ferramentas que eles dispunham de tamanhos diferentes e verificarem se a relação entre o comprimento e o diâmetro de objetos circulares prevalecia. A utilização de materiais do cotidiano dos alunos serviu para constituir um método capaz de intermediar a aprendizagem, possibilitando a abstração dos conceitos e desenvolvendo o raciocínio dos alunos, caracterizando-se como um recurso capaz de amenizar a falta de entendimento deles em relação à Matemática. Com essa experiência, procurou-se vivenciar a realidade vivida na grande maioria das escolas publicas, pois no geral os conteúdos são avançados sem que os alunos tenham condições de formar conceitos ou entenderem como funcionam na pratica. A intenção foi de ampliar as ideias do conteúdo com ações concretas de aprendizagem, trazendo novas alternativas para trabalhar esse conteúdo em diferentes níveis de ensino, buscando para tanto, materiais concretos que auxiliam no processo de abstração de tais conceitos. Esse novo olhar, em relação ao ensino aprendizagem, deve torna a ciência prazerosa e criativa, permitindo assim, a participação dos alunos, a fim de proporcionar um aprendizado mais significativo. Palavras-Chave: Aprendizagem; Ensino; Esperienciação; Pratica; PI

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.