DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36415 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3098 "inscrito_id" => 4313 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido e baseado nas experiências do estágio supervisionado na educação básica e vivenciado na disciplina de Ciências em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II no Colégio José Eudenicio Correia Lins em Barra de Santa Rosa – PB, em agosto de 2017. O objetivo fundamental do ensino de ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for necessário. O principal método de ensino foi aulas experimentais sobre os filos: anelídeos, moluscos e insetos. E teve a finalidade de levar o estudante a identificar as características correspondentes a cada filo, despertar a curiosidade e o protagonismo em sala, reconhecer a importância dos animais para o ecossistema e observar as principais características morfológicas externas e internas de cada animal estudado. Nos resultados alcançados percebemos a importância do conhecimento prático em ciências para o desenvolvimento do discente e do seu aprendizado. Como também, a motivação dos educandos em participar das aulas e sair de toda comodidade do livro didático, dos exercícios cansativos e lousa. Conclui-se, a partir desse estudo, que a prática metodológica e atuação do estagiário podem fornecer informações e conhecimentos imprescindíveis ao aluno do ensino fundamental. Com o ensino de ciências assim como os demais ensinos, influi a despertar a curiosidade do estudante, dando exemplos, desenvolvendo atividades lúdicas e interativas, levantando questionamentos, trabalhando com instrumentos que o façam pensar e buscar por conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE CIÊNCIAS, AULAS PRATICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4313_04102017232613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIVANIA AZEVEDO BATISTA" "autor_nome_curto" => "LUCIVANIA " "autor_email" => "lucivania_azevedo@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36415 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3098 "inscrito_id" => 4313 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido e baseado nas experiências do estágio supervisionado na educação básica e vivenciado na disciplina de Ciências em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II no Colégio José Eudenicio Correia Lins em Barra de Santa Rosa – PB, em agosto de 2017. O objetivo fundamental do ensino de ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando for necessário. O principal método de ensino foi aulas experimentais sobre os filos: anelídeos, moluscos e insetos. E teve a finalidade de levar o estudante a identificar as características correspondentes a cada filo, despertar a curiosidade e o protagonismo em sala, reconhecer a importância dos animais para o ecossistema e observar as principais características morfológicas externas e internas de cada animal estudado. Nos resultados alcançados percebemos a importância do conhecimento prático em ciências para o desenvolvimento do discente e do seu aprendizado. Como também, a motivação dos educandos em participar das aulas e sair de toda comodidade do livro didático, dos exercícios cansativos e lousa. Conclui-se, a partir desse estudo, que a prática metodológica e atuação do estagiário podem fornecer informações e conhecimentos imprescindíveis ao aluno do ensino fundamental. Com o ensino de ciências assim como os demais ensinos, influi a despertar a curiosidade do estudante, dando exemplos, desenvolvendo atividades lúdicas e interativas, levantando questionamentos, trabalhando com instrumentos que o façam pensar e buscar por conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO DE CIÊNCIAS, AULAS PRATICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4313_04102017232613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIVANIA AZEVEDO BATISTA" "autor_nome_curto" => "LUCIVANIA " "autor_email" => "lucivania_azevedo@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }