Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38063
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2365
    "inscrito_id" => 5467
    "titulo" => "OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "o presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura nacional acerca do tema das altas habilidades/superdotação compreendido a partir da teoria histórico-cultural. Parte-se do pressuposto de que as escolas geralmente não estão preparadas para práticas promotoras do desenvolvimento destes alunos, entendendo que ele pode se desenvolver por si mesmo, independentemente das intervenções desenvolvidas em sala. Enquanto isso, a perspectiva teórica vygotskyana enfatiza que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento, e assinala a importância de os alunos receberem intervenções adequadas para que possam desenvolver seu potencial, inclusive, aquele que tem altas habilidades/superdotação. Para isso, foram selecionados estudos empíricos que relacionassem as altas habilidades/superdotação e a teoria histórico-cultural, tendo como recorte o período entre 1996 e 2017, nas seguintes bases de dados: BVS Psicologia Brasil, Periódicos Capes, Revista Brasileira de Educação Especial e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Identificaram-se oito estudos relacionados ao tema em questão, os quais foram agrupados em seis categorias, de acordo com seu objetivo: descrição de um programa de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação; formação docente visando à inclusão; características do processo de indicação e encaminhamento dos alunos com altas habilidades superdotação; desenvolvimento socioemocional do aluno com altas habilidades/superdotação; concepções docentes sobre educação especial; processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação. A partir daí foram analisadas a frequência da publicação das pesquisas, as áreas de conhecimento a que estiveram relacionadas e os temas que trataram. Assim, observa-se que os estudos encontrados estiveram voltados para questões relacionadas à prática educativa, discutindo algumas ferramentas importantes de serem consideradas para o desenvolvimento destes alunos, e se enfatiza a necessidade de mais estudos que enfoquem esta temática dentro de uma abordagem histórico-cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5467_11092017214113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA REBEKA SIMÕES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA REBEKA"
    "autor_email" => "keilla.rso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38063
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2365
    "inscrito_id" => 5467
    "titulo" => "OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "o presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura nacional acerca do tema das altas habilidades/superdotação compreendido a partir da teoria histórico-cultural. Parte-se do pressuposto de que as escolas geralmente não estão preparadas para práticas promotoras do desenvolvimento destes alunos, entendendo que ele pode se desenvolver por si mesmo, independentemente das intervenções desenvolvidas em sala. Enquanto isso, a perspectiva teórica vygotskyana enfatiza que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento, e assinala a importância de os alunos receberem intervenções adequadas para que possam desenvolver seu potencial, inclusive, aquele que tem altas habilidades/superdotação. Para isso, foram selecionados estudos empíricos que relacionassem as altas habilidades/superdotação e a teoria histórico-cultural, tendo como recorte o período entre 1996 e 2017, nas seguintes bases de dados: BVS Psicologia Brasil, Periódicos Capes, Revista Brasileira de Educação Especial e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Identificaram-se oito estudos relacionados ao tema em questão, os quais foram agrupados em seis categorias, de acordo com seu objetivo: descrição de um programa de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação; formação docente visando à inclusão; características do processo de indicação e encaminhamento dos alunos com altas habilidades superdotação; desenvolvimento socioemocional do aluno com altas habilidades/superdotação; concepções docentes sobre educação especial; processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação. A partir daí foram analisadas a frequência da publicação das pesquisas, as áreas de conhecimento a que estiveram relacionadas e os temas que trataram. Assim, observa-se que os estudos encontrados estiveram voltados para questões relacionadas à prática educativa, discutindo algumas ferramentas importantes de serem consideradas para o desenvolvimento destes alunos, e se enfatiza a necessidade de mais estudos que enfoquem esta temática dentro de uma abordagem histórico-cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5467_11092017214113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA REBEKA SIMÕES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA REBEKA"
    "autor_email" => "keilla.rso@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

o presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura nacional acerca do tema das altas habilidades/superdotação compreendido a partir da teoria histórico-cultural. Parte-se do pressuposto de que as escolas geralmente não estão preparadas para práticas promotoras do desenvolvimento destes alunos, entendendo que ele pode se desenvolver por si mesmo, independentemente das intervenções desenvolvidas em sala. Enquanto isso, a perspectiva teórica vygotskyana enfatiza que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento, e assinala a importância de os alunos receberem intervenções adequadas para que possam desenvolver seu potencial, inclusive, aquele que tem altas habilidades/superdotação. Para isso, foram selecionados estudos empíricos que relacionassem as altas habilidades/superdotação e a teoria histórico-cultural, tendo como recorte o período entre 1996 e 2017, nas seguintes bases de dados: BVS Psicologia Brasil, Periódicos Capes, Revista Brasileira de Educação Especial e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Identificaram-se oito estudos relacionados ao tema em questão, os quais foram agrupados em seis categorias, de acordo com seu objetivo: descrição de um programa de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação; formação docente visando à inclusão; características do processo de indicação e encaminhamento dos alunos com altas habilidades superdotação; desenvolvimento socioemocional do aluno com altas habilidades/superdotação; concepções docentes sobre educação especial; processo de aprendizagem do aluno com altas habilidades/superdotação. A partir daí foram analisadas a frequência da publicação das pesquisas, as áreas de conhecimento a que estiveram relacionadas e os temas que trataram. Assim, observa-se que os estudos encontrados estiveram voltados para questões relacionadas à prática educativa, discutindo algumas ferramentas importantes de serem consideradas para o desenvolvimento destes alunos, e se enfatiza a necessidade de mais estudos que enfoquem esta temática dentro de uma abordagem histórico-cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.