O presente artigo relata observações e percepções sobre os aspectos relacionados ao estágio supervisionado, possibilitando ao discente identificar as diferenças entre teoria e prática, por meio da participação de todas ou boa parte das ações realizadas no ambiente escolar. Portanto o trabalho descrito tem como objetivos identificar a importância do estágio supervisionado na formação do licenciando, observar e descrever as experiências vivenciadas em sala, bem como analisar a prática docente em relação a didática de ensino do professor. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio da observação da prática docente, além da análise documental do PPP (Projeto Político Pedagógico) e Regimento Escolar da E. E. F. Maria Pacífico Guedes. A obtenção dos resultados se deu por meio da observação não participante das aulas nas turmas do 9º ano B e C. A disciplina de estágio supervisionado permitiu refletir sobre o verdadeiro papel do professor diante da realidade que muitas vezes não é a esperada, onde o sistema não ajuda ao profissional exercer de maneira digna sua função. Através do estudo do regimento escolar concluiu-se que muitos dos direitos e deveres que estão descritos no mesmo não são cumpridos pelo grupo gestor da instituição escolar em questão, os próprios são sobrecarregados de tarefas. Concluiu-se que a relação professor-aluno é uma prática que distancia-se da realidade vivida pelo aluno, pois não possui conhecimento e não tem direito a interação com os demais colegas, o professor detém o conhecimento e o transmite de forma mecânica.