ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36858 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1972 "inscrito_id" => 4701 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a vivência do Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em matemática da Universidade de Pernambuco/ Campus Garanhuns. Teve como objetivo analisar o perfil do profissional que ensina matemática. Nossa metodologia de abordagem qualitativa e caráter diagnóstico consistiu na aplicação de um questionário composto por cinco perguntas, elaboradas com base nos estudos de DEMO (2004), que trata o professor do futuro como aquele capaz de reconstruir o conhecimento, inovar e pesquisar novos materiais para o ensino. O publico alvo foram os professores de matemática de uma escola pública no município de Garanhuns/PE, que responderam perguntas que abrangiam temas como a prática docente; a importância da formação profissional; a diversidade de materiais para o ensino; o trabalho com estes materiais em sala de aula e o uso de questões que abordam interdisciplinaridade. Os resultados apontaram que todos os professores de matemática participam de formações oferecidas pela rede de ensino e buscam aplicar as teorias vistas na graduação buscando inovar na prática pedagógica, o que é um ponto positivo. Além disto, o livro didático não é o único material utilizado nas aulas, neste ponto, afirmam que é imprescindível trabalhar com novos materiais em sala de aula. É notório que o professor assume papel importante no processo de formação do indivíduo, desta forma, é fundamental que esteja atualizado e que disponha de informações e metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que os professores da referida escola fazem uso de novos materiais e estão sempre se atualizando, contudo, ainda há um déficit na maneira de trabalhar questão de interdisciplinaridade, pois o foco ainda se restringe a resolver questões para provas externas como é o caso do ENEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID4701_11092017155339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA GABRIELA FERREIRA DE MIRANDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA MIRANDA" "autor_email" => "marilia_gabri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36858 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1972 "inscrito_id" => 4701 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a vivência do Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em matemática da Universidade de Pernambuco/ Campus Garanhuns. Teve como objetivo analisar o perfil do profissional que ensina matemática. Nossa metodologia de abordagem qualitativa e caráter diagnóstico consistiu na aplicação de um questionário composto por cinco perguntas, elaboradas com base nos estudos de DEMO (2004), que trata o professor do futuro como aquele capaz de reconstruir o conhecimento, inovar e pesquisar novos materiais para o ensino. O publico alvo foram os professores de matemática de uma escola pública no município de Garanhuns/PE, que responderam perguntas que abrangiam temas como a prática docente; a importância da formação profissional; a diversidade de materiais para o ensino; o trabalho com estes materiais em sala de aula e o uso de questões que abordam interdisciplinaridade. Os resultados apontaram que todos os professores de matemática participam de formações oferecidas pela rede de ensino e buscam aplicar as teorias vistas na graduação buscando inovar na prática pedagógica, o que é um ponto positivo. Além disto, o livro didático não é o único material utilizado nas aulas, neste ponto, afirmam que é imprescindível trabalhar com novos materiais em sala de aula. É notório que o professor assume papel importante no processo de formação do indivíduo, desta forma, é fundamental que esteja atualizado e que disponha de informações e metodologias inovadoras que proporcionem uma aprendizagem significativa. Com o desenvolvimento do trabalho foi possível observar que os professores da referida escola fazem uso de novos materiais e estão sempre se atualizando, contudo, ainda há um déficit na maneira de trabalhar questão de interdisciplinaridade, pois o foco ainda se restringe a resolver questões para provas externas como é o caso do ENEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PROFESSOR DO FUTURO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID4701_11092017155339.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA GABRIELA FERREIRA DE MIRANDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA MIRANDA" "autor_email" => "marilia_gabri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }