Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HISTÓRIA DA RAZÃO ÁUREA E SUAS CONTRIBUIÇÕES COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: RAZÃO ÁUREA, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

[22:55, 16/10/2017] Hugo : O estudo sobre a razão áurea é muito interessante e desperta a curiosidade em saber ainda mais como ela começou a ser estudada, fazendo com que se revelasse a preocupação em mostrar aos alunos de uma forma diferente os conteúdos a serem estudados, buscando relacionar esses conteúdos com seu cotidiano de uma forma a deixa-los atraídos e curiosos para que assim compreenda a essência do que se está estudando. Sendo assim o objetivo aqui é mostrar a importância da razão áurea como uma ferramenta de estudo integradora, onde consegue abordar vários conteúdos matemáticos como razão, proporção e construções geométricas de forma instigadora e de fácil compreensão, pois mostra desde os tempos remotos como os matemáticos conseguiram chegar algebricamente e geometricamente à razão áurea e a utilizaram na arquitetura, na arte no designer e em outras áreas do nosso dia-a-dia. O processo utilizado para esse trabalho se iniciou com uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e consulta de trabalhos publicados com esse tema. Em seguida foi realizada uma aula expositiva com explicações e curiosidades sobre a razão áurea e logo após aconteceu uma atividade com os alunos do segundo ano do ensino médio relacionada ao conteúdo de razão e proporção, com o enfoque na descoberta da razão áurea na área da história da matemática, utilizando as medidas do próprio corpo humano dos próprios alunos. Que se dedicaram e revelaram muita curiosidade na descoberta dessa razão, em seu corpo e observaram também as razões áureas de acordo com os estudos feitos na antiguidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.