SILVA, Adriana Conceição et al.. O uso de novas mídias no processo ensino-aprendizagem. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37991>. Acesso em: 22/11/2024 07:03
A tecnologia é algo bastante presente e comum no dia-a-dia da população, para muitos se tornou algo tão natural que não se nota de onde vem toda essa dependência e facilidade promovida por aparelhos e máquinas como televisão, computadores, cafeteiras, etc. Essas alterações podem ser consideradas um desafio frente às formas tradicionais de fazer educação, provocando dessa maneira uma alteração na estrutura do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista os sujeitos sociais presentes nesse procedimento. Atualmente, a sociedade vivencia uma era cada vez mais tecnológica, em geral pode-se afirmar que as pessoas que vem de uma educação tradicional, sem uso de tecnologias digitais sentem dificuldades em lidar com essa invasão das tecnologias, ao contrário, os mais jovens por nascerem juntamente com as inovações dispõe de certa facilidade ao entrar em contato com as mesmas. Os novos alunos chegam às escolas, vindos de uma base em que as mídias digitais são cada vez mais presentes, são inclusos em uma realidade de informação completamente diferente de tempos atrás, e esses alunos carecem de instituições escolares que possuam metodologias que acompanhem essa evolução. Este trabalho de pesquisa surge a partir da curiosidade das pesquisadoras sobre o uso de mídias utilizadas pelos docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada da Capital do Rio Grande do Norte, e justifica-se pela relevância de entendermos como estão os usos de novas mídias pelos docentes na difusão de conhecimentos para a apropriação e consumo dos alunos. Portanto, diante deste objeto de estudo, algumas indagações se formaram: Como as mídias digitais são utilizadas/oferecidas na IES para a difusão e aquisição de conhecimento? De que forma os docentes utilizam o AVA para produção do conhecimento acadêmico nos discentes? O uso do AVA tem produzido ampliação dos conteúdos veiculados em sala de aula? Este trabalho se apresenta como uma pesquisa descritivo-exploratória, quanto à forma de abordagem do problema, podem ser observadas duas fases: uma quantitativa e outra quantitativa, na qual se utilizou como procedimento investigativo um levantamento, tendo este como técnica de coleta um questionário com perguntas fechadas. Nessa investigação, verificou-se que essa interação existe com apoio dos docentes e está produzindo aquisição de conhecimento nos discentes, facilitando o processo ensino-aprendizagem, já que, a IES disponibiliza computadores com acesso à internet e laboratórios de informática, e ainda os docentes têm utilizado essa ferramenta pedagógica, inserindo material e estimulando a aprendizagem colaborativa e significativa.