ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE EDUCANDOS SURDOS: O TRABALHO DE JACOB RODRIGUES PEREIRA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35982 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3744 "inscrito_id" => 3843 "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE EDUCANDOS SURDOS: O TRABALHO DE JACOB RODRIGUES PEREIRA" "resumo" => "Na história da educação especial, o pioneirismo, no uso da intervenção pedagógica com pessoas com deficiência, pertence a Jean Marc Gaspard Itard (1774-1838), médico francês, que devido sua experiência educativa com Victor, o “Selvagem do Aveyron”, defendia a tese de que o menino não era acometido por deficiência intelectual, e que suas dificuldades eram devidas ao isolamento em que vivera até ser encontrado. No entanto, ao realizar o estudo e análise das primeiras experiências de escolarização de crianças com deficiência, a partir do século XVIII, encontrou-se no trabalho de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780) a primeira sistematização de um plano educacional individualizado para o atendimento de crianças com deficiência. Jacob Rodrigues Pereira, conhecido na história também como Perèire, foi o criador de um revolucionário método para ensinar linguagem a pessoas surdas. Seu método consistia em ensinar a articulação de fonemas e palavras a partir da sensação tátil, visual e/ou auditiva e, principalmente, com base na memória dos movimentos datilológicos. Infelizmente, Pereira não publicou seus estudos, sendo que seu método ficou conhecido devido ao testemunho de alguns de seus alunos e admiradores. Torna-se importante ressaltar, que a busca inicial por pistas do trabalho realizado por Jacob Rodrigues Pereira deu-se, inicialmente, por meio da leitura das obras de Edouard Séguin (1812-1880), médico e educador responsável por sistematizar um método de ensino para crianças com deficiência intelectual no século XIX. Séguin foi o primeiro a escrever um livro sobre a vida e o trabalho de Pereira, intitulado “Jacob Rodrigues Pereire. Premier Instituteur de sourds-muets en France (1744-1780). Notice sur sa vie et ses travaux, et analyse raisonnée de sa méthode précédées de l’Eloge de sa méthode par Buffon”, publicado em 1847. Nessa biografia, encontraram-se relatos riquíssimos que contribuíram para a compreensão do método de ensino de Pereira com educandos surdos. Pereira, antes de iniciar o trabalho de escolarização de seus alunos, elaborava documentos, em forma de convenções, descrevendo todos os passos do seu trabalho. Verificou-se que a convenção assinada por Pereira e o pai de um de seus alunos surdos, nada mais era do que o planejamento de suas atividades, que podem ser consideradas eminentemente pedagógicas. Ressalta-se, também, que o título de pioneiro na elaboração de um plano de intervenção pedagógica que, até o momento, pertencia a Jean Marc Gaspard Itard, pertencerá a Jacob Rodrigues Pereira, até que se encontrem documentos que atestem a existência de outro educador mais antigo, o que é sempre esperado na história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PLANO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, JACOB RODRIGUES PEREIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3843_15102017210634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA" "autor_nome_curto" => "KACIANA ROSA" "autor_email" => "rosakaciana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35982 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3744 "inscrito_id" => 3843 "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE EDUCANDOS SURDOS: O TRABALHO DE JACOB RODRIGUES PEREIRA" "resumo" => "Na história da educação especial, o pioneirismo, no uso da intervenção pedagógica com pessoas com deficiência, pertence a Jean Marc Gaspard Itard (1774-1838), médico francês, que devido sua experiência educativa com Victor, o “Selvagem do Aveyron”, defendia a tese de que o menino não era acometido por deficiência intelectual, e que suas dificuldades eram devidas ao isolamento em que vivera até ser encontrado. No entanto, ao realizar o estudo e análise das primeiras experiências de escolarização de crianças com deficiência, a partir do século XVIII, encontrou-se no trabalho de Jacob Rodrigues Pereira (1715-1780) a primeira sistematização de um plano educacional individualizado para o atendimento de crianças com deficiência. Jacob Rodrigues Pereira, conhecido na história também como Perèire, foi o criador de um revolucionário método para ensinar linguagem a pessoas surdas. Seu método consistia em ensinar a articulação de fonemas e palavras a partir da sensação tátil, visual e/ou auditiva e, principalmente, com base na memória dos movimentos datilológicos. Infelizmente, Pereira não publicou seus estudos, sendo que seu método ficou conhecido devido ao testemunho de alguns de seus alunos e admiradores. Torna-se importante ressaltar, que a busca inicial por pistas do trabalho realizado por Jacob Rodrigues Pereira deu-se, inicialmente, por meio da leitura das obras de Edouard Séguin (1812-1880), médico e educador responsável por sistematizar um método de ensino para crianças com deficiência intelectual no século XIX. Séguin foi o primeiro a escrever um livro sobre a vida e o trabalho de Pereira, intitulado “Jacob Rodrigues Pereire. Premier Instituteur de sourds-muets en France (1744-1780). Notice sur sa vie et ses travaux, et analyse raisonnée de sa méthode précédées de l’Eloge de sa méthode par Buffon”, publicado em 1847. Nessa biografia, encontraram-se relatos riquíssimos que contribuíram para a compreensão do método de ensino de Pereira com educandos surdos. Pereira, antes de iniciar o trabalho de escolarização de seus alunos, elaborava documentos, em forma de convenções, descrevendo todos os passos do seu trabalho. Verificou-se que a convenção assinada por Pereira e o pai de um de seus alunos surdos, nada mais era do que o planejamento de suas atividades, que podem ser consideradas eminentemente pedagógicas. Ressalta-se, também, que o título de pioneiro na elaboração de um plano de intervenção pedagógica que, até o momento, pertencia a Jean Marc Gaspard Itard, pertencerá a Jacob Rodrigues Pereira, até que se encontrem documentos que atestem a existência de outro educador mais antigo, o que é sempre esperado na história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PLANO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, JACOB RODRIGUES PEREIRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID3843_15102017210634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KACIANA NASCIMENTO DA SILVEIRA ROSA" "autor_nome_curto" => "KACIANA ROSA" "autor_email" => "rosakaciana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }