Nos últimos anos os problemas ambientais ocasionados pela ação do homem se alastraram desenfreadamente, são inúmeras as catástrofes ambientais ocorrentes pela degradação da natureza. A educação ambiental tornou-se um componente curricular obrigatório em todos os níveis de ensino com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais, sendo responsabilidade de todos agirem de maneira sustentável frente ao meio ambiente. Além da escassez de água doce, outro problema grave é a Poluição Hídrica, pois esta afeta a maioria dos mananciais que ainda apresentam pequenas quantidades de água para consumo humano. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar a quantidade dos Objetos Virtuais de Aprendizagem disponibilizados pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais que podem ser utilizados como auxiliadores do processo de ensino/aprendizagem da temática Poluição Hídrica. Estes objetos permitem aos alunos um entendimento mais detalhado, bem como proporcionam um aprendizado eficiente por se tratar de uma nova metodologia pedagógica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva e quantitativa, classificando-se também como um estudo de caso. Foram caracterizados 40 objetos que abordam o tema Poluição Hídrica, estes encontram-se divididos em diferentes níveis de ensino correspondendo a diversos componentes curriculares.