Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TUBO DE KUNDT: O ENSINO DE ACÚSTICA E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, APARATO EXPERIMENTAL, TUBO DE KUNDT Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados parciais de nossa pesquisa de mestrado, no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFRPE, na qual estamos desenvolvendo um aparato experimental, detalhando o desenvolvimento e montagem da versão do tubo de Kundt, bem como discutimos algumas possibilidades de utilização, em sala de aula, de tal aparato. Através de uma visualização de ondas estacionárias dentro de tubos sonoros fechados, analisando e interpretando resultados experimentais da física encontrada, assim como a relação com a música. Identificando as frequências e suas respectivas notas musicais. Toda pesquisa está moldada a partir dos resultados sobre aprendizagem significativa de David Ausubel, constantes na tradição de pesquisa da área e que são objeto de investigação no âmbito do citado programa de Pós-graduação. Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Aparato experimental, Tubo de Kundt.

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