PROCESSO DE ENSINO DE UMA ALUNA SURDA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA IMPULSIONADA PELA AFETIVIDADE.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38340 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1330 "inscrito_id" => 5663 "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO DE UMA ALUNA SURDA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA IMPULSIONADA PELA AFETIVIDADE." "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º Ano da Escola Municipal Djalma Maranhão, com uma aluna portadora de deficiência auditiva. O processo de aprendizagem entre a professora e aluna se deu em mão dupla, pois tanto aprendi ensiná-la como a mesma ensinou-me. Como afirma Freire (1996) “não há docência sem discência”. Objetivamos evidenciar que no processo educacional é preciso haver afetividade e profissionalismo para que a aprendizagem possa se efetivar. Utilizamos como referência um método de pesquisa da antropologia cultural que foi o etnográfico e corresponde à também chamada observação participante. Desenvolvemos a conscientização do outro, ao propormos que cada indivíduo se colocasse, na medida do possível, no lugar do outro e pudesse se enxergar vivenciando tal situação. Ele foi bastante eficaz para sensibilizar os educandos e ajudar a humanizá-los. O resultado obtido com este método de ensino motivou e melhorou o desempenho da aluna, a tal ponto dela superar algumas dificuldades, por exemplo, de falar do seu jeito diante dos colegas. Percebemos que, sem afetividade no processo de ensino-aprendizagem, as relações tornam-se menos significativas e esvazia-se o sentido do fazer pedagógico que é tocar na essência do ser e formá-lo para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, AFETIVIDADE, DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5663_10092017124958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIENE DE SOUZA LIMA FREITAS" "autor_nome_curto" => "LUCIENE LIMA" "autor_email" => "lucienelulima@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38340 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1330 "inscrito_id" => 5663 "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO DE UMA ALUNA SURDA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA IMPULSIONADA PELA AFETIVIDADE." "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º Ano da Escola Municipal Djalma Maranhão, com uma aluna portadora de deficiência auditiva. O processo de aprendizagem entre a professora e aluna se deu em mão dupla, pois tanto aprendi ensiná-la como a mesma ensinou-me. Como afirma Freire (1996) “não há docência sem discência”. Objetivamos evidenciar que no processo educacional é preciso haver afetividade e profissionalismo para que a aprendizagem possa se efetivar. Utilizamos como referência um método de pesquisa da antropologia cultural que foi o etnográfico e corresponde à também chamada observação participante. Desenvolvemos a conscientização do outro, ao propormos que cada indivíduo se colocasse, na medida do possível, no lugar do outro e pudesse se enxergar vivenciando tal situação. Ele foi bastante eficaz para sensibilizar os educandos e ajudar a humanizá-los. O resultado obtido com este método de ensino motivou e melhorou o desempenho da aluna, a tal ponto dela superar algumas dificuldades, por exemplo, de falar do seu jeito diante dos colegas. Percebemos que, sem afetividade no processo de ensino-aprendizagem, as relações tornam-se menos significativas e esvazia-se o sentido do fazer pedagógico que é tocar na essência do ser e formá-lo para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, AFETIVIDADE, DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID5663_10092017124958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUCIENE DE SOUZA LIMA FREITAS" "autor_nome_curto" => "LUCIENE LIMA" "autor_email" => "lucienelulima@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }