O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 4º Ano da Escola Municipal Djalma Maranhão, com uma aluna portadora de deficiência auditiva. O processo de aprendizagem entre a professora e aluna se deu em mão dupla, pois tanto aprendi ensiná-la como a mesma ensinou-me. Como afirma Freire (1996) “não há docência sem discência”. Objetivamos evidenciar que no processo educacional é preciso haver afetividade e profissionalismo para que a aprendizagem possa se efetivar. Utilizamos como referência um método de pesquisa da antropologia cultural que foi o etnográfico e corresponde à também chamada observação participante. Desenvolvemos a conscientização do outro, ao propormos que cada indivíduo se colocasse, na medida do possível, no lugar do outro e pudesse se enxergar vivenciando tal situação. Ele foi bastante eficaz para sensibilizar os educandos e ajudar a humanizá-los. O resultado obtido com este método de ensino motivou e melhorou o desempenho da aluna, a tal ponto dela superar algumas dificuldades, por exemplo, de falar do seu jeito diante dos colegas. Percebemos que, sem afetividade no processo de ensino-aprendizagem, as relações tornam-se menos significativas e esvazia-se o sentido do fazer pedagógico que é tocar na essência do ser e formá-lo para a vida.