Resumo: No presente trabalho objetiva-se apresentar e relatar as atividades desenvolvidas pelo subprojeto PIBID biologia do IFRN campus Macau, o relato descreve duas aulas praticas realizadas no 2º ano “C” na escola estadual professora Clara Tetéo, localizada no município de Macau RN. Para efetivação do trabalho optou-se primeiramente por uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que estudam sobre a importância de aulas praticas entre eles Luneta e Borges, alem da pesquisa bibliográfica utilizou-se de um relato de experiência sobre as aulas experimentais, realizadas pelos bolsistas de iniciação a docência na escola em questão, sobre a supervisão e com a orientação da supervisora de campo, em locais distintos, na sala de aula e no laboratório de ciências, utilizando materiais de fácil acesso aos alunos,para realizar aulas práticas, que segundo Luneta seria uma estratégia que deixou de ser complementar à teoria tornando-se fundamental no processo de fixação e aprendizagem,simulando o funcionamento do sistema digestorio, uma aula experimental com o objetivo de facilitar a identificação dos órgãos do sistema digestório, bem como os processos da digestão que ocorrem no organismo humano, envolvendo as enzimas digestórias, levando à reflexão de como e por que esses fenômenos ocorrem e demonstrando o funcionamento do sistema circulatório ou cardiovascular onde foi apresentado um modelo de coração objetivando apresentar as principais estruturas do coração, átrios, veias, artérias, válvulas e ventrículos, e processos envolvidos na digestão e circulação, após a aplicação das aulas práticas de sistema digestório e cardiovascular, de acordo com resultados obtidos é possível concluir, que é possível realizar aulas práticas na própria sala de aula utilizando materiais acessíveis, Pois nem sempre o laboratório está acessível. Contudo, atlas humanos materializados em estruturas fixas e móveis representando sistemas do corpo humano, potencializam o ensino de fisiologia nas escolas, no entanto, quando é possível o acesso ao laboratório, o educador é capaz de desenvolver praticas nesse ambiente, o que desperta nos alunos interesse, percebeu-se nas aulas práticas de sistema cardiovascular e digestório a importância da utilização dessa metodologia, que proporcionou aprendizado, reforçando a idéia de que o uso das aulas práticas para complementar um assunto já abordado em sala de aula promove no aluno um interesse em conhecer, não somente isso ,esse tipo de aula busca, através do manuseio de instrumentos, discussões e análise,ou seja é viável realizar aulas práticas na própria sala de aula utilizando materiais acessíveis, ou no laboratório. No entanto, convém ressaltar que quando é possível o acesso ao laboratório, o educador é capaz de desenvolver interessantes praticas nesse ambiente, o que desperta nos alunos um interesse especial, incentivando efetivamente assim a participação o envolvimento do aluno e a aprendizagem do mesmo, alem da busca pelo saber e conseqüentemente influenciando positivamente na sua formação como aluno e cidadão.