Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WORD CLOUD COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, LEITURA, ESCRITA, APLICATIVO, APLICATIVO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38014
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 5426
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WORD CLOUD COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "RESUMO: Neste artigo discute-se a respeito das ferramentas tecnológicas e o uso do aplicativo Word Cloud no contexto pedagógico. Mesmo sabendo que o saber ler e o escrever são umas das competências mais importantes para os indivíduos, há grande número de pessoas que apresentam dificuldades de se apropriar desses saberes. Essas competências são tidas como porta que dá acesso a diversos outros saberes e são vistas como passaporte para o exercício da cidadania, que caracteriza um dos fundamentos do papel educacional. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de adotar novas práticas a fim de que essas dificuldades possam ser superadas. Uma das possibilidades para o avivamento do trabalho pedagógico é o uso das tecnológicas em sala. Desse modo, a presente pesquisa procurou fazer uma abordagem acerca da influência das tecnologias no âmbito educacional. A mesma seguiu uma abordagem qualitativa e foi elaborada a partir de um levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo que teve como público alvo alunos do 4º ano da Escola Municipal Terlópedes Cruz, situada no município de Tacima-PB. O estudo, desenvolvido entre os meses de junho e agosto de 2017, objetivou utilizar o aplicativo Word Cloud como metodologia pedagógica no trabalho com alunos que apresentam dificuldade de leitura e escrita, bem como, auxiliar o professor com práticas de leitura e escrita diferenciadas por meio do aplicativo citado. A pesquisa de campo, que ocorreu em três etapas, deixou evidenciado que o programa pode ser um excelente aliado no trabalho pedagógico a fim da superação de fatores que dificultam o processo de leitura e escrita. Dessa forma, os objetivos propostos nesse estudo foram alcançados com êxito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LEITURA, ESCRITA, APLICATIVO, APLICATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5426_08092017190835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38014
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 5426
    "titulo" => "O USO PEDAGÓGICO DO APLICATIVO WORD CLOUD COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "RESUMO: Neste artigo discute-se a respeito das ferramentas tecnológicas e o uso do aplicativo Word Cloud no contexto pedagógico. Mesmo sabendo que o saber ler e o escrever são umas das competências mais importantes para os indivíduos, há grande número de pessoas que apresentam dificuldades de se apropriar desses saberes. Essas competências são tidas como porta que dá acesso a diversos outros saberes e são vistas como passaporte para o exercício da cidadania, que caracteriza um dos fundamentos do papel educacional. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de adotar novas práticas a fim de que essas dificuldades possam ser superadas. Uma das possibilidades para o avivamento do trabalho pedagógico é o uso das tecnológicas em sala. Desse modo, a presente pesquisa procurou fazer uma abordagem acerca da influência das tecnologias no âmbito educacional. A mesma seguiu uma abordagem qualitativa e foi elaborada a partir de um levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo que teve como público alvo alunos do 4º ano da Escola Municipal Terlópedes Cruz, situada no município de Tacima-PB. O estudo, desenvolvido entre os meses de junho e agosto de 2017, objetivou utilizar o aplicativo Word Cloud como metodologia pedagógica no trabalho com alunos que apresentam dificuldade de leitura e escrita, bem como, auxiliar o professor com práticas de leitura e escrita diferenciadas por meio do aplicativo citado. A pesquisa de campo, que ocorreu em três etapas, deixou evidenciado que o programa pode ser um excelente aliado no trabalho pedagógico a fim da superação de fatores que dificultam o processo de leitura e escrita. Dessa forma, os objetivos propostos nesse estudo foram alcançados com êxito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, LEITURA, ESCRITA, APLICATIVO, APLICATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5426_08092017190835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Neste artigo discute-se a respeito das ferramentas tecnológicas e o uso do aplicativo Word Cloud no contexto pedagógico. Mesmo sabendo que o saber ler e o escrever são umas das competências mais importantes para os indivíduos, há grande número de pessoas que apresentam dificuldades de se apropriar desses saberes. Essas competências são tidas como porta que dá acesso a diversos outros saberes e são vistas como passaporte para o exercício da cidadania, que caracteriza um dos fundamentos do papel educacional. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de adotar novas práticas a fim de que essas dificuldades possam ser superadas. Uma das possibilidades para o avivamento do trabalho pedagógico é o uso das tecnológicas em sala. Desse modo, a presente pesquisa procurou fazer uma abordagem acerca da influência das tecnologias no âmbito educacional. A mesma seguiu uma abordagem qualitativa e foi elaborada a partir de um levantamento bibliográfico e da pesquisa de campo que teve como público alvo alunos do 4º ano da Escola Municipal Terlópedes Cruz, situada no município de Tacima-PB. O estudo, desenvolvido entre os meses de junho e agosto de 2017, objetivou utilizar o aplicativo Word Cloud como metodologia pedagógica no trabalho com alunos que apresentam dificuldade de leitura e escrita, bem como, auxiliar o professor com práticas de leitura e escrita diferenciadas por meio do aplicativo citado. A pesquisa de campo, que ocorreu em três etapas, deixou evidenciado que o programa pode ser um excelente aliado no trabalho pedagógico a fim da superação de fatores que dificultam o processo de leitura e escrita. Dessa forma, os objetivos propostos nesse estudo foram alcançados com êxito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.