Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O seguinte trabalho tem por objetivo explanar a introdução paulatina do ensino em tempo integral no processo de implantação no sistema educacional brasileiro. Para melhor expor essa proposta, utilizamos como foco principal o Programa Novo Mais Educação, uma política pública do Governo Federal, com recursos por ele destinados para seu funcionamento nas escolas, que traz uma alternativa concreta de realização de atividades no horário oposto que os alunos participantes estão em sala de aula, para a realização de atividades socioeducativas, voltadas para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos educandos, através das artes, tecnologias e apoio pedagógico. Instituído pela Portaria nº 1.144, de 10 de outubro de 2016, o programa observa as determinações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – com relação ao desenvolvimento da capacidade de aprender, tem como elementos básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Nesse contexto, contempla-se uma organização escolar bem estruturada para evitar contratempos durante a execução do programa, gerindo as ações na escola, aplicando os conhecimentos pedagógicos, compreendendo o processo educacional, a função da escola e articulando as políticas de formação pedagógica com a política de gestão financeira. Nessa visão estratégica, possuindo um novo olhar educacional, assimilando novas formas de se relacionar o conhecimento, a organização e a função da comunidade no envolvimento da educação. Esta nova estratégia de implantação da educação integral se encontra no cerne das atenções da educacionais, pois reconhece que a educação, na sociedade globalizada e economia centrada no conhecimento, constitui grande valor estratégico para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

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