O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37903 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1200 "inscrito_id" => 5565 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é considerado um documento de extrema importância para a organização das escolas públicas e particulares, pois esse documento contém o planejamento das instituições de ensino em seus diversos níveis e modalidades, de acordo com a orientação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 (LDB). O PPP é considerado o eixo da gestão democrática na escola, é o lugar de exploração do pluralismo, espaço de vitórias e de autonomia da escola e dos sujeitos que dela usufruem, servindo como instrumento de transparência. A ênfase no modelo de gestão escolar democrática é um dos principais objetivos almejados para a educação Brasileira e o PPP é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo. Baseados nos conceitos apresentados pretendeu-se com o presente trabalho, sondar a percepção do gestor sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico na construção da democracia escolar. Para isso a pesquisa foi realizada com um gestor de uma escola pública do município de Areia-PB, através de um questionário sobre PPP, envolvendo sua elaboração, execução e participação da comunidade escolar e não escolar. A partir da análise do questionário foi perceptível que a escola possuía sim um PPP, mas que fora construído apenas pelos membros da escola deixando de fora seus alunos, pais e a comunidade. Conclui-se que a escola não apresenta uma gestão totalmente democrática, pois a ausência de participação dos pais na escola foi a abordagem mais presente na fala do gestor entrevistado, o que revela a necessidade da promoção de um ambiente escolar que seja convidativo a participação dos familiares dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, PPP, PARTICIPAÇÃO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5565_09092017164729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE DE BRITO DIAS" "autor_nome_curto" => "LEILIANE DIAS" "autor_email" => "leilianediasleilianedias@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37903 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1200 "inscrito_id" => 5565 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERCEPÇÃO DO GESTOR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AREIA- PB" "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é considerado um documento de extrema importância para a organização das escolas públicas e particulares, pois esse documento contém o planejamento das instituições de ensino em seus diversos níveis e modalidades, de acordo com a orientação da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 (LDB). O PPP é considerado o eixo da gestão democrática na escola, é o lugar de exploração do pluralismo, espaço de vitórias e de autonomia da escola e dos sujeitos que dela usufruem, servindo como instrumento de transparência. A ênfase no modelo de gestão escolar democrática é um dos principais objetivos almejados para a educação Brasileira e o PPP é uma das principais ferramentas para alcançar esse objetivo. Baseados nos conceitos apresentados pretendeu-se com o presente trabalho, sondar a percepção do gestor sobre a importância do Projeto Político-Pedagógico na construção da democracia escolar. Para isso a pesquisa foi realizada com um gestor de uma escola pública do município de Areia-PB, através de um questionário sobre PPP, envolvendo sua elaboração, execução e participação da comunidade escolar e não escolar. A partir da análise do questionário foi perceptível que a escola possuía sim um PPP, mas que fora construído apenas pelos membros da escola deixando de fora seus alunos, pais e a comunidade. Conclui-se que a escola não apresenta uma gestão totalmente democrática, pois a ausência de participação dos pais na escola foi a abordagem mais presente na fala do gestor entrevistado, o que revela a necessidade da promoção de um ambiente escolar que seja convidativo a participação dos familiares dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, PPP, PARTICIPAÇÃO, PLANEJAMENTO, PLANEJAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID5565_09092017164729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE DE BRITO DIAS" "autor_nome_curto" => "LEILIANE DIAS" "autor_email" => "leilianediasleilianedias@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }