Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS PARA O USO DA LITERATURA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA

Palavra-chaves: RELAÇÕES RACIAIS, LITERATURA AFRICANA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38211
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1915
    "inscrito_id" => 7500
    "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA O USO DA LITERATURA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação é apresentar uma experiência de ensino-pesquisa que venho desenvolvendo nos últimos anos nas aulas dos componentes curriculares História da África e Laboratório de Ensino de História na Universidade do Estado da Bahia (DCH VI, Caetité-BA), e na execução do projeto de pesquisa Leituras de África e da Diáspora: Explorando perspectivas para o uso da Literatura na Pesquisa e no Ensino de História, associado ao Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE). O ponto de partida é a constatação dos silêncios a respeito da história da África e dos africanos no Brasil, onde o continente africano e sua imensa diversidade de povos ocuparam por muito tempo o lugar da ausência no currículo da educação brasileira. Ou pior, quando apareciam, eram alvos de abordagens limitadas e simplistas que construíam ou reforçavam estereótipos vigentes. Como nos chama a atenção Edward Said em relação aos processos coloniais modernos, em todo lugar fora da Europa onde chegou o europeu algum tipo de resistência foi forjado. Dessa maneira, se por um lado a literatura foi fundamental para a construção das atitudes, referências e experiências imperiais, por outro lado, também se revela fundamental na construção narrativa das resistências, especialmente, no momento em que servem de forma para os povos colonizados afirmarem suas identidades e contarem histórias próprias. Nesta experiência de ensino a literatura africana é tomada como fonte de pesquisa histórica, como obra de arte, conhecimento e cultura, capaz de proporcionar interesses, prazer e proveitos, bem como, ampliar nosso entendimento das sociedades onde emergiram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES RACIAIS, LITERATURA  AFRICANA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7500_11092017145906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMAR FERREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDMAR SANTOS"
    "autor_email" => "estudosafricanos.edu@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38211
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1915
    "inscrito_id" => 7500
    "titulo" => "PERSPECTIVAS PARA O USO DA LITERATURA AFRICANA NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação é apresentar uma experiência de ensino-pesquisa que venho desenvolvendo nos últimos anos nas aulas dos componentes curriculares História da África e Laboratório de Ensino de História na Universidade do Estado da Bahia (DCH VI, Caetité-BA), e na execução do projeto de pesquisa Leituras de África e da Diáspora: Explorando perspectivas para o uso da Literatura na Pesquisa e no Ensino de História, associado ao Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE). O ponto de partida é a constatação dos silêncios a respeito da história da África e dos africanos no Brasil, onde o continente africano e sua imensa diversidade de povos ocuparam por muito tempo o lugar da ausência no currículo da educação brasileira. Ou pior, quando apareciam, eram alvos de abordagens limitadas e simplistas que construíam ou reforçavam estereótipos vigentes. Como nos chama a atenção Edward Said em relação aos processos coloniais modernos, em todo lugar fora da Europa onde chegou o europeu algum tipo de resistência foi forjado. Dessa maneira, se por um lado a literatura foi fundamental para a construção das atitudes, referências e experiências imperiais, por outro lado, também se revela fundamental na construção narrativa das resistências, especialmente, no momento em que servem de forma para os povos colonizados afirmarem suas identidades e contarem histórias próprias. Nesta experiência de ensino a literatura africana é tomada como fonte de pesquisa histórica, como obra de arte, conhecimento e cultura, capaz de proporcionar interesses, prazer e proveitos, bem como, ampliar nosso entendimento das sociedades onde emergiram."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES RACIAIS, LITERATURA  AFRICANA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA6_ID7500_11092017145906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMAR FERREIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "EDMAR SANTOS"
    "autor_email" => "estudosafricanos.edu@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo desta comunicação é apresentar uma experiência de ensino-pesquisa que venho desenvolvendo nos últimos anos nas aulas dos componentes curriculares História da África e Laboratório de Ensino de História na Universidade do Estado da Bahia (DCH VI, Caetité-BA), e na execução do projeto de pesquisa Leituras de África e da Diáspora: Explorando perspectivas para o uso da Literatura na Pesquisa e no Ensino de História, associado ao Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE). O ponto de partida é a constatação dos silêncios a respeito da história da África e dos africanos no Brasil, onde o continente africano e sua imensa diversidade de povos ocuparam por muito tempo o lugar da ausência no currículo da educação brasileira. Ou pior, quando apareciam, eram alvos de abordagens limitadas e simplistas que construíam ou reforçavam estereótipos vigentes. Como nos chama a atenção Edward Said em relação aos processos coloniais modernos, em todo lugar fora da Europa onde chegou o europeu algum tipo de resistência foi forjado. Dessa maneira, se por um lado a literatura foi fundamental para a construção das atitudes, referências e experiências imperiais, por outro lado, também se revela fundamental na construção narrativa das resistências, especialmente, no momento em que servem de forma para os povos colonizados afirmarem suas identidades e contarem histórias próprias. Nesta experiência de ensino a literatura africana é tomada como fonte de pesquisa histórica, como obra de arte, conhecimento e cultura, capaz de proporcionar interesses, prazer e proveitos, bem como, ampliar nosso entendimento das sociedades onde emergiram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.