Este estudo teve o objetivo de analisar as possíveis parcerias da escola com a comunidade familiar. Ambas de educação distintas, mas que exercem importante influência na construção do ser humano como cidadão. A metodologia utilizada foi à pesquisa explicativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico que embasa teoricamente o tema, assim, optamos por iniciar com um estudo bibliográfico e em seguida apresentamos um estudo de caso, que leva em consideração os resultados através de um questionário aplicado ao corpo docente da Escola Municipal Maria Nunes Ferreira, situada na cidade de Teixeira-PB. As conclusões mais relevantes partem da dinâmica nos projetos pedagógicos da referida escola, os quais buscam interação e participação maior da família na caminhada acadêmica dos filhos. Embasado na dinâmica do processo evolutivo da sociedade, a escola busca maior interação com os pais que, provocam no âmbito escolar a expectativa de incluir novos conceitos educacionais visando tão somente à formação intelectual do indivíduo e sim, a construção de um cidadão. Ainda que as duas instituições enleassem particularidades na formação do indivíduo, a escola tenta discorrer intimamente na vida familiar buscando promover uma educação envolvente e humanizada, construtora de uma nova sociedade.