O USO DO JOGO TANGRAM COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38002 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 700 "titulo" => "O USO DO JOGO TANGRAM COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar o Tangram como um instrumento facilitador da compreensão de conceitos sobre conteúdos de geometria plana, em forma de jogo, auxiliando os alunos de forma lúdica e divertida. Com o objetivo de mostrar o jogo, é relatado como a sua construção pode contribuir para que o aluno entenda o conteúdo proposto e veja a aula de forma mais atraente. A escolha de jogos para as aulas de matemática deve seguir alguns critérios para que se obtenham bons resultados na aprendizagem, tais como: objetivos claros do jogo, adequação à série onde vai ser utilizado e construir pontes entre os conceitos matemáticos estudados e o jogo. Este artigo discorre de uma experiência vivenciada na construção do Tangram com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Cupira-PE. Com o objetivo de sugerir aos alunos a criar o seu próprio Tangram, despertando o interesse de exercitar a concentração e imaginação ao montar as figuras manualmente e a entender a manipulação das peças, já que, a maioria dos jogos utilizados nas escolas são jogos industrializados. É importante ressaltar que os professores desse nível de ensino estejam dispostos a participar deste processo tanto quanto seus alunos, gerando experiências bem-sucedidas de construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TANGRAM, JOGOS, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID700_28062017101634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LARISSA LOPES PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA LOPES" "autor_email" => "larissa2329@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38002 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 700 "titulo" => "O USO DO JOGO TANGRAM COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar o Tangram como um instrumento facilitador da compreensão de conceitos sobre conteúdos de geometria plana, em forma de jogo, auxiliando os alunos de forma lúdica e divertida. Com o objetivo de mostrar o jogo, é relatado como a sua construção pode contribuir para que o aluno entenda o conteúdo proposto e veja a aula de forma mais atraente. A escolha de jogos para as aulas de matemática deve seguir alguns critérios para que se obtenham bons resultados na aprendizagem, tais como: objetivos claros do jogo, adequação à série onde vai ser utilizado e construir pontes entre os conceitos matemáticos estudados e o jogo. Este artigo discorre de uma experiência vivenciada na construção do Tangram com uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal em Cupira-PE. Com o objetivo de sugerir aos alunos a criar o seu próprio Tangram, despertando o interesse de exercitar a concentração e imaginação ao montar as figuras manualmente e a entender a manipulação das peças, já que, a maioria dos jogos utilizados nas escolas são jogos industrializados. É importante ressaltar que os professores desse nível de ensino estejam dispostos a participar deste processo tanto quanto seus alunos, gerando experiências bem-sucedidas de construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TANGRAM, JOGOS, GEOMETRIA PLANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID700_28062017101634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LARISSA LOPES PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA LOPES" "autor_email" => "larissa2329@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }