IMPORTÂNCIA DE MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE PRÁTICAS EM UM LICEU FRANCÊS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37163 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE PRÁTICAS EM UM LICEU FRANCÊS" "resumo" => "Vários países do mundo enfrentam hoje o desafio de aumentar a motivação dos alunos, seu interesse pelas ciências naturais e, consequentemente, seu bom rendimento escolar nestas disciplinas. Modelos são interpretações do real que facilitam a apropriação e a construção de saberes científicos. A modelização, construção de um modelo, é um procedimento importante em didática, pois amplia o espaço de participação e de reflexão com tomada de decisão dos alunos, estimulando a atitude investigativa. A abordagem investigativa é preconizada nos programas oficiais franceses e vem sendo aplicada efetivamente neste país desde 2006. Uma análise qualitativa focalizada na problemática da utilização de modelos e modelizações neste contexto de ensino pode endossar a reflexão e o desenvolvimento de novos programas. Este estudo baseou-se em um estágio de mestrado profissional realizado em 2017 no estabelecimento de ensino médio público francês Lycée Honoré d’Estienne d’Orves, (Nice, França). Foram observadas 40 aulas de Ciências da Vida e da Terra onde em 85% delas propunha-se uma abordagem investigativa e nas quais modelos e modelizações tinham lugar de destaque. Três aulas são brevemente discutidas nesta apresentação, onde estes instrumentos foram empregados em diferentes situações didáticas: na construção do modelo pelos alunos a partir de uma realidade complexa, na reprodução de um modelo físico e analógico simples proposto pelo professor e na utilização do modelo para conceber uma experiência cujo grau de dificuldade exigiu a intervenção do professor e mostrou o limite da estratégia por si só. Constatou-se, portanto, a função essencial do professor, mesmo se situações a-didáticas são desejadas nesta abordagem, de ser capaz de se servir do modelo e do processo de construção deste para conduzir seus alunos à uma aprendizagem sólida e duradoura, associando-os aos recursos teóricos para que esta aprendizagem seja completa. Concluiu-se que modelos e modelizações são recursos promissores para facilitar o acesso cognitivo, a abstração e a aquisição dos saberes, de aproximar os alunos do método científico e ultrapassar a simples e atrativa perspectiva empírica do ensino por investigação. Para tal, porém, é necessário que estejam bem inseridos no triângulo didático professor – aluno - modelo/modelização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5533_07092017085936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE HADDAD SIMÕES MACHADO" "autor_nome_curto" => "HELAINE MACHADO" "autor_email" => "helainehaddad@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37163 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 903 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DE MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS POR INVESTIGAÇÃO: ANÁLISE DE PRÁTICAS EM UM LICEU FRANCÊS" "resumo" => "Vários países do mundo enfrentam hoje o desafio de aumentar a motivação dos alunos, seu interesse pelas ciências naturais e, consequentemente, seu bom rendimento escolar nestas disciplinas. Modelos são interpretações do real que facilitam a apropriação e a construção de saberes científicos. A modelização, construção de um modelo, é um procedimento importante em didática, pois amplia o espaço de participação e de reflexão com tomada de decisão dos alunos, estimulando a atitude investigativa. A abordagem investigativa é preconizada nos programas oficiais franceses e vem sendo aplicada efetivamente neste país desde 2006. Uma análise qualitativa focalizada na problemática da utilização de modelos e modelizações neste contexto de ensino pode endossar a reflexão e o desenvolvimento de novos programas. Este estudo baseou-se em um estágio de mestrado profissional realizado em 2017 no estabelecimento de ensino médio público francês Lycée Honoré d’Estienne d’Orves, (Nice, França). Foram observadas 40 aulas de Ciências da Vida e da Terra onde em 85% delas propunha-se uma abordagem investigativa e nas quais modelos e modelizações tinham lugar de destaque. Três aulas são brevemente discutidas nesta apresentação, onde estes instrumentos foram empregados em diferentes situações didáticas: na construção do modelo pelos alunos a partir de uma realidade complexa, na reprodução de um modelo físico e analógico simples proposto pelo professor e na utilização do modelo para conceber uma experiência cujo grau de dificuldade exigiu a intervenção do professor e mostrou o limite da estratégia por si só. Constatou-se, portanto, a função essencial do professor, mesmo se situações a-didáticas são desejadas nesta abordagem, de ser capaz de se servir do modelo e do processo de construção deste para conduzir seus alunos à uma aprendizagem sólida e duradoura, associando-os aos recursos teóricos para que esta aprendizagem seja completa. Concluiu-se que modelos e modelizações são recursos promissores para facilitar o acesso cognitivo, a abstração e a aquisição dos saberes, de aproximar os alunos do método científico e ultrapassar a simples e atrativa perspectiva empírica do ensino por investigação. Para tal, porém, é necessário que estejam bem inseridos no triângulo didático professor – aluno - modelo/modelização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5533_07092017085936.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE HADDAD SIMÕES MACHADO" "autor_nome_curto" => "HELAINE MACHADO" "autor_email" => "helainehaddad@yahoo.com.b" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }